Irmã Maria Freire: que o Capítulo Provincial seja o itinerário de um novo tempo na vida da Congregação

 
 
 

Esperança, missão, contexto histórico e um novo tempo – algumas das palavras centrais da mensagem de abertura do III Capítulo da Província Maria Mãe de Deus, proferida pela Irmã Maria Freire da Silva, Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Na saudação às Irmãs, a Diretora Geral, que também preside todo o Capítulo, expressou os votos de proximidade, comunhão e oração da Província Nossa Senhora de Guadalupe. Em seguida falou que o Capítulo é um tempo de esperança, especialmente por fazer acontecer as propostas do Documento do XX Capítulo Geral.

Ao recordar e saudar o aniversário de seis anos de fundação da Província, afirmou:

“Nós acreditamos que essa Província, com seis anos de idade já caminhou bastante. Já pisou no Paraguai, na Argentina e na África: Moçambique e Angola. É uma criança que tem andado muito também no Brasil, em todos os espaços da missão, onde cada irmã está. É uma criança na sua criatividade, em seu crescimento, que está concretizando o Reino de Deus na história” disse.

Irmã Maria Freire continuou: “E sob a proteção dessa Mulher belíssima que é Maria, a Mãe de Deus. Essa mulher discípula que nos ensina o segmento radical de Jesus Cristo. Também nas pegadas de Bárbara Maix, mulher ousada, inteligente e determinada, que impulsiona a cada uma de nós a realizarmos a nossa missão”.

A Diretora Geral falou sobre o atual momento de pandemia e suas consequências, especialmente o aprofundamento das desigualdades, e convocou às Irmãs para um novo tempo que se aproxima:

“O contexto histórico que vivemos, é de pandemia, de desigualdades sociais, de tantos problemas, porém grávido. Esse momento é grávido, no seu caos, da vida nova, de um novo tempo. Que este Capítulo seja para cada Irmã, esse itinerário de um novo tempo na vida da Congregação, e sobretudo na vida da Província Maria Mãe de Deus. Que o dinamismo Trinitário de Deus, fonte da nossa vida como Congregação, ilumine os nossos passos” finalizou.

O III Capítulo da Província Maria Mãe de Deus é realizado de 24 a 28 de novembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Tem como tema: “Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em fidelidade à raiz fundacional, no compromisso místico-profético com a vida.”, e como lema, conforme Evangelho de São Lucas 1, 39, “Saiamos às pressas, a vida clama”.

Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br