Irmã Marlise Hendges e Irmã Joana Guedini iniciam visita missionária às comunidades ICM Moçambique

 
 
 

Grande alegria e sentimento de unidade congregacional marcam a expectativa para o início da Visita Missionária da Diretora Geral das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmã Marlise Hendges, às comunidades da Congregação, em Moçambique, na África. Na viagem, a Diretora Geral será acompanhada pela Conselheira Geral, Irmã Maria Joana Guedini.

A visita missionária será realizada entre os dias 06 e 25 de junho, e tem o objetivo de animar e confirmar as Irmãs em sua missão evangelizadora e social, realizar momentos de oração estudo sobre a missão ICM, e conhecer o povo em suas dores, alegrias e desafios. Segundo a Irmã Marlise, a visita começará por Quelimane, Zambézia, a mais nova comunidade ICM em Moçambique, fundada em maio de 2018. Depois, prosseguirá por Chalaua, Micane e Nampula.

“Nestes dias vamos conviver e ouvir as Irmãs, suas preocupações e desafios. Também vamos estudar a realidade da Congregação, e promover uma assembleia com as Irmãs que estão na missão, em Moçambique. A missão é grande! Além da evangelização, que é o principal, as Irmãs também promovem para o povo a saúde alternativa, a saúde holística, formação de lideranças, construção das cisternas, banco de sementes, o acompanhamento aos alcoólicos anônimos e a acolhida de jovens” disse Irmã Marlise. Nesse país, a Congregação já possui as etapas formativas: aspirantado, postulado, noviciado e formação permanente.

A Diretora Geral ICM destaca que um dos momentos mais especiais da visita missionária será a celebração da Profissão Perpétua das Irmãs moçambicanas Sidónia Durão e Esmeralda Arlindo, no sábado, 22 de junho, em Nampula. As jovens religiosas darão o seu “SIM” definitivo a Deus, vivendo o Carisma congregacional deixado pela fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix. A Irmã Marlise acolherá, das jovens, a profissão dos votos de pobreza, castidade e obediência, confirmando-as como religiosas ICM. Com esta consagração definitiva, a Congregação contará com quatro Irmãs moçambicanas com votos perpétuos, além de outras seis religiosas junioristas, com votos temporários.

Em sua primeira viagem às comunidades ICM em Moçambique, a Conselheira Geral Irmã Maria Joana Guedini, disse que aguarda a visita com grande alegria e expectativa: “É uma graça poder conhecer a missão moçambicana, estar com as Irmãs e ver a missão, que é grande e muito desafiadora” disse.

IRMÃS ICM EM MOÇAMBIQUE

Há mais de 30 anos, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria é presença evangelizadora e solidária, em Moçambique. As Irmãs atuam na animação missionária, animação vocacional, formação de lideranças, saúde alternativa, acolhida de jovens e na recuperação de dependentes de álcool. Atualmente, a Congregação conta com 19 Irmãs em 06 comunidades. Destas, 10 Irmãs são moçambicanas e as outras 09 são brasileiras.

Por: Magnus Regis
Assessoria de Comunicação
comunicação@icm-sec.org.br

Deixe seu comentário