Irmã Miria Kolling participou do X Encontro de Compositores e Letristas da CNBB

 
 
 

Aconteceu de 19 a 22 de novembro de 2015 o encontro de músicos e letristas, organizado pelo Setor de Música Litúrgica da CNBB, com a colaboração da Equipe de Reflexão de Música Litúrgica, “desde o início, uma feliz oportunidade de aprofundamento teológico, litúrgico, pastoral e estético de quem compõe música para a liturgia”, objetivo muito bem expresso na Carta-Convite.

Este ano a temática foi: Canto e Música nos ritos de Iniciação Cristã: catecumenato e batismo (cultura, música e liturgia), com os seguintes conteúdos: partilha da caminhada eclesial, oficinas de composição de música e texto, partilha de composições, ensaios de cantos, celebrações, entre outros. Momento culminante foi sempre a Celebração, com a Oração da Manhã, da Tarde e da Noite, e a Celebração Eucarística, o que tornou o encontro um verdadeiro retiro musical. Também já faz parte a noite do Sarau, com belíssimas apresentações, muita festa, alegria e confraternização.

Como assessores tivemos: Pe. Domingos Ormonde, que trabalhou conosco a Iniciação Cristã a partir do RICA (Rito da iniciação cristã de Adultos), com vários desdobramentos, também trabalhados musicalmente; e Paula Molinari, com a oficina de Composição de música, ambos excelentes, e que nos acompanharam o tempo todo, perfeitamente integrados no grupo. Foram cerca de 30 participantes, vindos de norte a sul do Brasil, alguns, como eu, já participando desde o primeiro encontro, e outros se inserindo na caminhada musical, somando talento e empenho por um fazer litúrgico-musical na unidade e verdade, construindo juntos um repertório a serviço da Igreja, em clima de respeito e fraternidade, já uma característica do grupo, que vai se enriquecendo, fortalecendo e aprofundando nesse ministério essencial.

O local, com todas as condições favoráveis, foi novamente na Casa de Oração das Irmãs Paulinas (Raposo Tavares), São Paulo, sempre fraternas e acolhedoras.

Tantas presenças amigas e musicais! Entre outros, Frei Joaquim, Irmã Penha, Pe. Jair, Pe. Josenildo; compositores da primeira hora, como Pe. Weber, José Thomaz Filho, Ir. Maria Luiza Ricciardi, eu mesma; outros muitos já numa frutuosa caminhada, como André Zamur, Daniel De Angeles, Frei Telles, Marcio de Almeida, Eurivaldo Ferreira, Frei José Moacyr; e a juventude que vem chegando com novo vigor e entusiasmo… Wállison, Ronaldo, Marco, Leandro e Edinho, Irmã Betka, Irmã Fernando, Arnaldo, Eliana, Michelle e tantos outros… Os já veteranos Roberto Lima, Gilson Celerino, Reginaldo Veloso, Frei Adolfo Temme e Wanderson infelizmente não puderam estar presentes, mas foram bem lembrados.

Nossa gratidão a todos quantos se empenharam para que o Encontro assim acontecesse. E como foi lembrado nas considerações finais, ele vai muito além dos 4 dias de convívio, devendo se fazer vida e compromisso em cada um de nós! Que Cristo, o Rei servidor, que nos permitiu este profundo mergulho em seu amor, nos sustente e ajude a bem servir os irmãos, na humildade e na unidade, construindo juntos o seu Reino de paz, justiça e fraternidade!

SAIBA MAIS:

Irmã Miria Kolling
Site: www.irmamiria.com.br

Deixe seu comentário