Irmã Teolide Secretti é a nova Coordenadora da Província Maria Mãe de Deus

 
 
 

Pelos próximos três anos, a Irmã Teolide Tereza Secretti será a Coordenadora da Província Maria Mãe de Deus, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A religiosa assume a missão após ser eleita durante a Sessão Plenária de Eleição, do III Capítulo Provincial, realizada manhã da hoje, 27 de novembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI, em São Leopoldo/RS.

Ao ser escolhida pelas Irmãs Capitulares, a Diretora Geral ICM e presidente do Capítulo Provincial, Irmã Maria Freire da Silva questionou a Irmã se aceitava a missão.

“Vocês me fizeram tremer” disse a Irmã Teolide às Irmãs Capitulares e completou em seguida: “No primeiro dia do Capítulo, me senti que nem Jesus no Jardim das Oliveiras. Ele disse ‘se for da Tua Vontade, ó Pai, afasta de mim esse cálice. Mas não se faça a minha, mas a Tua Vontade”, e Bárbara, no nosso Carisma, diz: ‘Mais do que tudo, a Vontade de Deus’. Nessa hora a gente entende o que é a Vontade de Deus. Por isso eu digo sim”.

Eleita, recebeu a vela que representa a luz de Cristo. Em seguida, com a mão sobre a Bíblia Sagrada, aceitou a diaconia de Provincial ao rezar a fórmula que contém o juramento. Seu juramento foi acolhido pela Irmã Maria Freire da Silva.

Irmã Teolide Tereza Secretti é natural de Dona Francisca, Rio Grande do Sul. Tem 68 anos de vida e 33 de Vida Religiosa Consagrada. Ingressou na Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em 1981, em Rio Pardo/RS. Professou os votos religiosos em 17 de janeiro de 1987, em Gravataí/RS, e os votos perpétuos em 03 de janeiro de 1993, em Taquari.

É formada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Administração Hospitalar e possui extensão em Formação Humana e Desenvolvimento Pessoal. Já passou pelas comunidades ICM de Taquari, Porto Alegre, Gravataí, Lajeado e Santa Maria. Entre 1997 a 2002, foi diretora do Hospital de Caridade, de Taquari. Em 27 de novembro de 2002, foi eleita Conselheira Provincial do setor economia da Província de Porto Alegre (supressa). Também trabalhou no Hospital Dom João Becker. Atualmente estava morando na comunidade Espírito Santo, em Santa Maria, onde colaborava nos serviços fraternos e na CRB, núcleo da Arquidiocese de Santa Maria.

Irmã Teolide recebe o abraço da agora ex-provincial, Ir. Amelia Thiele

Irmã Teolide será a segunda provincial da história da Província Mãe de Deus. Ainda nesta sexta-feira, o Capítulo vai eleger as Irmãs que integrarão o Conselho Provincial.

PROVÍNCIA MARIA MÃE DE DEUS

A Província é uma instância regional da Congregação, que dinamiza a vida e a missão evangelizadora das Irmãs em suas comunidades. Sob a responsabilidade da Província Maria Mãe de Deus, cuja sede está em Caxias do Sul, estão mais de 400 Irmãs, divididas em 70 comunidades: 61 no Brasil (Rio Grande do Sul) e no exterior: 01 comunidade na Argentina e 01 comunidade no Paraguai. Na África está com 06 comunidades em Moçambique e 01 comunidade em Angola.

Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br