Irmãs celebram 50 anos de vida consagrada: Por tudo, demos graças!

 
 
 

A vida é sagrada, os 50 Anos de Consagração é um tempo sagrado, a Casa da Mãe Aparecida é um espaço sagrado.

De 06 a 15 de maio, estiveram reunidas em Aparecida do Norte, as 23 Irmãs ICM que celebram o jubileu de Consagração, refletindo sobre o tema: Vida Consagrada ICM: um itinerário de liberdade em Cristo. Este foi um tempo especial para recordar a fidelidade de Deus no caminho percorrido durante cinco décadas, reconhecer as bênçãos e graças recebidas, recolher os dons multiplicados na missão realizada com amor e dedicação. A missionariedade deste grupo foi marcado pela renovação da Igreja no Pós Concílio Vaticano II as quais participaram ativamente do movimento de travessia institucional como a mudança de hábito, a renovação dos costumes internos, o incentivo ao estudo, o acesso à Palavra de Deus, a releitura do Carisma, a retomada da Formação, dado pelo chamado ao Aggiornamento preconizado pelo Decreto Perfectae Caritatis, sobre a conveniente renovação da Vida Religiosa. A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria aderiu à renovação da Igreja. Foi um tempo de muitas iniciativas e abertura missionária para o Nordeste, onde a presença ICM foi protagonista na administração de Paróquias sem padre, uma novidade àquela época.

O Encontro Retiro das Jubilandas aconteceu num clima de profunda comunhão com a morte e a ressurreição, pois o grupo participou dos funerais de Ir. Míria T. Kolling em São Paulo no domingo, dia 07 de maio.

Tivemos a oportunidade de celebrar a Eucaristia junto à Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, conhecê-la através da visita noturna guiada e comungar das expressões de fé e devoção dos romeiros e romeiras que acorrem neste Ano Mariano em que se celebram os 300 anos do encontro da imagem. Este foi um marco, pois respondeu ao sonho de várias Irmãs: rezar junto ao Santuário.

Nossa Gratidão à Ir. Marlise Hendges, Diretora Geral, pela sua presença junto ao grupo durante cinco dias. À Ir. Maria Freire da Silva pela orientação do Retiro, sua experiência de comunhão trinitária partilhada na singeleza de quem se põe no seguimento a cada dia. Constatamos que sua experiência de décadas como professora de Teologia a mantém tão próxima das Irmãs, fazendo-se uma entre nós.

Nossa gratidão a todas as pessoas que estiveram conosco nesses dias, Deus as proteja e que Nossa Senhora Aparecida as abençoe.

“Deixemos Deus velar sobre nós” (Bárabara Maix)

Ir. Élida Debastiani
Conselheira da Formação

Confira as fotos

Deixe seu comentário