Irmãs do Imaculado Coração de Maria celebram 50 anos de Vida Religiosa Consagrada

 
 
 

O Encontro-Retiro aconteceu de 05 a 13 de agosto no Centro de Treinamentos de Líderes, uma casa situada no Itapuã, pertencente à Arquidiocese de Salvador, na Bahia.

A Vida Religiosa Consagrada é chamada a ser um sinal, um rastro da Santíssima Trindade no mundo. As Irmãs Jubilandas que celebram 50 anos de Consagração forma convidadas a passar uns dias reunidas num lugar lindo, longe de seus cotidianos e dos seus afazeres para contemplar o caminho percorrido e celebrar as maravilhas realizadas em suas vidas. Os dias forma marcados pela dinâmica do reencontro, da celebração da memória dos eventos significativos da vida e da missão realizada em diferentes espaços e realidades.

Foi dedicado um dia para à parte cultural, onde o grupo pode visitar o centro histórico de Salvador, com suas belezas e ligadas a arte, cultura, música, religiosidade e história. Visitamos algumas Igrejas como Bom Fim, São Francisco, Santo Inácio; o Memorial da Irmã Dulce dos Pobres e uma Igreja da Trindade, outrora abandonada, onde, atualmente, se constituiu uma comunidade de vida formada pela maioria de moradores de rua juntamente com sacerdote e missionários leigos, incluindo de outros países, os quais desejam fazer uma experiência de vida junto aos pobres. Foi muito significativo escutar a jovem italiana Emma, oriunda da Diocese de Bologna, a qual permanecerá por três anos nesta missão. Uma de suas frases resume seu projeto de vida: “Busco ser coerente com o que creio. Não é fácil, mas eu escolhi viver aqui este tempo, deixei para trás família, emprego, casa alugada…”.

A Palavra mais repetida pelas Irmãs Jubilandas é gratidão. Os corações agradecidos reconhecem o amor e a fidelidade de Deus no caminho percorrido, se alegram com a participação ativa na construção da missão e da história da Congregação nestes anos e recolhem muitos frutos das sementes semeadas pelos caminhos onde o Senhor as enviou em missão.

No domingo, 11 de agosto, a Celebração Eucarística tornou-se um grande hino de louvor e gratidão. Com as lâmpadas acesas, as Irmãs renovaram o compromisso de continuar vivendo os Conselhos Evangélicos e realizando a Vontade de Deus segundo Carisma ICM. Por tudo Deus seja louvado, Deus seja Bendito.

Participam do retiro: Irmã Beloni Luiza Monforfardini, Irmã Inês Terezinha Augusti, Irmã Gertrudes Ferrari, Irmã Isabel Lorenski, Irmã Lydia Olinda Bernardi, Irmã Anisia Thiele, Irmã Gema Tonial, Irmã Inês Sangalli, Irmã Maria Menuzi e a Irmã Olga Trevisan. Também celebram 50 anos de Vida Religiosa as Irmãs Luíza Pozoco, Valda Constantino, Ines Luza e Ilse Maria Hartmann.

Irmã Elida Debastiani
Conselheira Geral do Setor Formação

Deixe seu comentário