Irmãs ICM em Angola acolhem a visita da Irmã Iraídes Dall’Agnol

 
 
 

Pelo período de 10 dias, a comunidade ICM em Angola acolheu a visita da Irmã Iraídes Dall’agnol, vice-coordenadora da Província Maria Mãe de Deus, do Brasil, responsável pela missão congregacional no país africano.

A visita missionária, realizada entre os dias 06 e 16 de junho, teve o objetivo de conhecer a ação pastoral realizada  junto ao povo, promover momentos de estudo, oração com as Irmãs e a vocacionada que reside na comunidade religiosa de Mbanza Kongo.Em texto, Irmã Iraídes compartilha a exepriência vivida em Angola. Confira:

VISITA À COMUNIDADE MARTA MARIA, EM MBANZA KONGO/ANGOLA, POR IRMÃ IRAIDES DALL’AGNOL

Mbanza Congo, na província do Zaire, é uma cidade muito antiga. Hoje é declarada, pela UNESCO, Património Cultural da Humanidade para a Educação, a Ciência e a Cultura. Por muito tempo foi capital do antigo Reino do Congo, fundado no século XIII, um reino que se desenvolveu com uma civilização de riqueza cultural formado por 144 tribos. Colonizada pelos portugueses, no século XV, hoje, fala-se o português e o kikongo. De Mbanza-Kongo partiu a maioria dos africanos escravizados que vieram para as Américas.

Yala Nkuwu (árvore de força). O Yala Nkuwu significa boas vindas. Sua seiva é vermelha. A tradição conserva a memória que, debaixo de Yala Nkuwu, os reis eram entronizados, recebiam as visitas, promulgavam as leis e administravam a justiça.

Em Mbanza Kongo foi fundada a primeira igreja católica denominada Kulumbimbi. Tornou-se centro de difusão e irradiação do cristianismo na África central desde o século XV.

Em Mbanza Kongo, encontra-se a Comunidade Marta Maria, primeira Comunidade ICM, fundada em 22 de abril de 2016, como marco da Reconfiguração da Congregação e se constitui pelas Irmãs Leonardi Backes, Élida das Trevas Farias e Hortência António Couana (moçambicana).

As três Irmãs atuam na administração do Centro Médico Caritas, prestando serviços no cuidado da saúde da população de Mbanza Kongo e arredores.

E, na pastoral, atuam na Comunidade São Pedro, no bairro Vwandembo, acompanhando a Promaica, a Legião de Maria, a Comissão da Família, integrando a Comissão das Vocações Movimentos e Grupos Juvenis e, na Comunidade Bom Pastor, no Bairro Uije, atuando na catequese, serviço contábil da comunidade.

Participando na Celebração Eucarística no dia de Pentecostes na Comunidade Bom Pastor, Bairro Uije.


Junto a um grupo de Crianças na Comunidade Bom Pastor – Bairro Uije.


Com a vocacionada Ana Maria em frente à residência da Comunidade Marta Maria das Irmãs ICM.

Por: Magnus Regis
E-mail: comunicacao@icm-sec.org.br

Deixe seu comentário