Irmãs Maria Freire e Marinete Ferreira  fizeram visita missionária às comunidade ICM no Haiti

 
 
 

A missão ICM no Haiti viveu dias de especial com a visita missionária das Irmãs do conselho da Província Nossa Senhora de Guadalupe. A Irmã Maria Freire da Silva, coordenadora provincial e a Irmã Marinete Ferreira, conselheira do setor formação, foram ao encontro das Irmãs e vocacionadas em suas comunidades.

A visita tem o objetivo de animar e confirmar as Irmãs em sua missão evangelizadora e social, promover momentos de estudos sobre a missão ICM, e conhecer o povo em suas dores, alegrias e desafios.

Em artigo, a Irmã Maria Freire comenta a alegria de ver a missão ICM junto ao povo haitiano. Confira:

Visitando as Comunidades do Haiti

Nos dias 13 a 24 de fevereiro estive juntamente com Irmã Marinete Ferreira dos Santos, visitando as Comunidades no Haiti. Nos primeiros dias, visitamos a Casa de Formação São José em Los Cayes (Okay), onde temos duas Postulantes e três Aspirantes acompanhadas pelas Irmãs: Eni T. Azambuja e Maria Inês Sampaio. Também fizemos visita à uma vocacionada.

Em Jérémie visitamos as Irmãs: Neuza Lovis, Estine Jean Charles e Beloni Monfardini. Aproveitamos para visitar os familiares das Irmãs haitianas, das noviças e aspirantes. Reunimos as duas Comunidades para estudar conjuntamente sobre o método das avaliações, em vista do Capítulo Geral. Foi um momento de convivência fraterna, de estudos, de partilhas com as Irmãs e as jovens.

Acompanhar a ação missionária das Irmãs, torna-se motivo de louvor e agradecimento a Trindade Santa, por tanta dedicação na Saúde, na Cáritas, nas Escolas Bíblicas Bárbara Maix, e no projeto de ecologia que abrange a Diocese de Jérémie. A criação da Escola de Música, também com o nome de Bárbara Maix, resgata o berço de nossa Fundadora nascida sob o toque valsante vienense, e desenvolve os talentos musicais de jovens e adultos haitianos.

Sobe um hino ao Deus da vida, pela Animação vocacional e acompanhamento das jovens, que fascinam-se pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e por todo empenho das Irmãs no Aspirantado e Postulantado.

Alegra-nos perceber a presença de uma grande juventude animada na Igreja. Muitos adolescentes, jovens que participam da Comunidade eclesial. Os corais belíssimos , os cantos cantados com arte e com o coração. Um país que resiste aos arroubos da natureza e indiferença dos governantes, sem perder a fé em Deus e a elegância de ser um povo. Está para além da pobreza, do descaso dos políticos, trabalha, dança, valoriza sua cultura tão colorida e bela como as mais variadas tonalidades do mar.

Às irmãs e formandas, povo amigo, nosso muito obrigada e que Maria mulher Ícone da Trindade espalhe seu manto dando Paz, justiça e alegria e saúde para todos.Com carinho nosso abraço fraterno.

Irmã Maria Freire da Silva
Coordenadora Provincial
e Irmã Marinete Ferreira dos Santos
Setor de Formação

Confira a galeria de fotos:

Deixe seu comentário