Irmãs participam do IV Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra

Foto: Joka Madruga/CPT
 
 
 
Foto: Joka Madruga/CPT

Foi realizado entre os dias 12 e 17 de julho, o IV Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra – CPT, em Porto Velho, capital de Rondônia. Inspirado no poema de Thiago de Mello, o tema escolhido para este Congresso foi: “Faz escuro, mas eu canto! Memória, Rebeldia e Esperança dos Pobres da Terra”.

Cerca de mil participantes, entre camponeses, indígenas, quilombolas, trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Brasil, agentes pastorais, colaboradores de CPT, padres e bispos, estiveram reunidos no evento que celebrou os 40 anos da entidade.

A nossa Congregação é parceira histórica da Comissão Pastoral da Terra. Nossas Irmãs atuam junto com a entidade nas ações de formação, articulação e garantia dos direitos de povos da terra e das águas. As irmãs Rosa Ilma Lobato e Josélia Diniz participaram do grande congresso.

Irmã Josélia Diniz participou do congresso da CPT.

Irmã Josélia Diniz participou do congresso da CPT.

Conforme o site da CPT: “A partir de intensos debates, os participantes puderam refletir sobre os principais desafios enfrentados pelas populações do campo na atual conjuntura e partilharam diversas experiências de memória, rebeldia e esperança postas em prática pelas comunidades. Para a CPT, o momento foi de escuta. É no Congresso que as diversas populações do campo de todo o país, reunidas, apontam as estratégias e propostas que irão orientar as ações da CPT para os próximos quatro anos.”.

Irmã Rosa Ilma Lobato já coordenou a CPT do Piauí

Irmã Rosa Ilma Lobato (a esquerda) já coordenou a CPT do Piauí

Ainda de acordo com a CPT, em sua plenária de encerramento, os/as participantes aprovaram a Carta Final do IV Congresso da CPT. O documento é fruto deste conjunto de reflexões, debates e propostas feitas pelos camponeses e camponesas, trabalhadores e trabalhadoras rurais que serão as luzes para a CPT no seu serviço às causas dos Pobres da Terra até o próximo Congresso, previsto para ocorrer em 2020.

Fotos: Joka Madruga/CPT

Clique e leia: “Faz escuro, mas cantamos!” a Carta Final do IV Congresso da CPT.

congresso cpt nacional 2015 02

SAIBA MAIS:

PROVÍNCIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
Brasil: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins
Países: Bolívia, Haiti e Venezuela

Deixe seu comentário