Irmãs promovem ação social de geração de renda para trabalhadoras rurais no Piauí

 
 
 

Em mais uma ação continuada, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração (ICM) de Maria, comunidade da Sede Provincial, Teresina (PI) realizou mais um encontro de formação humana e geração de renda para  trabalhadoras rurais do Assentamento Ezequiel, cidade de Miguel Alves, região norte do Estado.

O encontro, realizado em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT-PI), aconteceu no último dia 31 de julho e reuniu 18 participantes. A pedido das próprias mulheres, foi ministrado o curso de doces e salgados. Socorro Moraes, integrante do grupo de leigos e leigas ICM,  ministrou o curso muito animada e criativa, repassando, com sabedoria, os segredos para fazer as delícias. As mulheres aprenderam a produzir três tipos de salgados: empada, coxinha e pastel e dois tipos de doces.

O curso também oportunizou ainda  a partilha de outros conhecimentos para as mulheres, conforme explica Irmã Roselei Bertoldo:  “Além dos doces e salgados, as mulheres aprenderam outras coisa que iam surgindo na conversar, por exemplo: como reaproveitar os alimentos, como fazer uma comida saudável e nutritiva com aquilo que as mulheres plantam na roça, como fazer saladas”. 
Todo o encontro foi realizado em partilha: Cada mulher levou sua contribuição para o almoço e, também ao final do curso, toda a produção de salgados e doces foi base para um gosto lanche na comunidade: “ainda sobrou salgados para cada mulher levar para casa”, diz Ir. Roselei. Uma vez mais aconteceu algo semelhante com a multiplicação dos pães: “Todos comeram e ficaram saciados” (Mt 14,20)

Como gesto de gratidão, as trabalhadoras rurais presentearam Ir. Roselei e Socorro Moraes com produtos feitos por elas como sabão e produtos artesanais e também produtos obtidos em suas pequenas propriedade de roças, como por exemplo ovos caipiras.

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria já é presença consolidada em Miguel Alves (PI), com atuação junto aos grupos das mulheres quebradeiras de coco. Além dos cursos de geração de renda, há trabalhos voltados para formação humana com palestras e oficinas que visam combater a violência contra a mulher, abuso e exploração sexual, migração forçada, formação de lideranças e também direitos.

Saiba mais: Província Cristo Libertador

Deixe seu comentário