CRB Nacional lança logomarca da 24ª Assembleia Geral Eletiva

 
 
 

A CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil apresentou a logomarca da 24ª Assembleia Geral Eletiva que acontecerá de 11 a 15 de julho, no Colégio Madre Carmem Sallés, em Brasília – DF.

Com o principal objetivo de eleger a nova presidência, a Assembleia reunirá cerca de 500 representantes das congregações associadas da Conferência. O evento terá como tema “Vida Religiosa Consagrada em processo de transformação” e lema “Eis que estou fazendo uma coisa nova” (Is, 43, 19).

A logomarca que perpassará todo o material elaborado para a Assembleia é baseado no texto do profeta Isaías, capítulo 43. O pensamento do profeta “Eis que estou fazendo uma coisa nova”, é tema de um dos capítulos do livro Vida Religiosa Consagrada em processo de transformação, desenvolvido pelo irlandês e missionário do Verbo Divino, padre Thomaz Hughes.

De acordo com padre Thomaz, o livro do Deutero-Isaías é uma fonte inspiradora para a Vida Religiosa Consagrada nos dias de hoje, pois a Historia da Salvação demonstra que foi através de crises que o Projeto de Deus avançou.

Isaías apresenta Deus falando com seu povo, exilado, desanimado, aparentemente sem perspectivas e faz uma recomendação. “Não fiquem lembrando o passado…vejam que eu estou fazendo uma coisa nova: ela está brotando agora e vocês não percebem?” (Is, 43, 18 – 19).

Para enxergar a ‘coisa nova’ que Deus fazia brotar, afirma padre Thomaz, “era necessário criar uma nova maneira de ver as coisas, ter novas lentes, entender que a ‘coisa nova’, não é a antiga ‘renovada’, mas algo verdadeiramente novo, excitante, que brotava da ação do Espírito”.

Segundo Hughes, tempos difíceis para a Vida Religiosa Consagrada, como este, é um momento de bênção que conduz à renovação, talvez de um jeito impossível de ser antecipado. “Para que isso aconteça, precisamos deixar de ser obcecados com a nossa sobrevivência e a das nossas obras e empreendimentos, revitalizar o tripé da experiência de Deus, Vida Comunitária e Missão profética, acreditar na ‘coisa nova’ que Deus já faz brotar, e o resto virá por acréscimo”, adverte.

Sobre a autora

Irmã Patrícia Logo CRB A arte é obra de Irmã Patricia Souza da Silva, religiosa da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, fundada pela Venerável Me. Maria Teresa de Jesus Eucarístico. Atualmente reside em Joinville/SC. É técnica de projetação e realização de objetos sagrados pela Sacred Art School de Florença, Itália. Cursou Master em Arquitetura, Artes Sacras e Liturgia no Ateneu Pontifício Regina Apostolorum em Roma, sob o patrocínio da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

“Desde 2009 desenvolvo projetos de iconografia sacra com ênfase na pintura e auxilia em readequações litúrgicas em igrejas e capelas. Entre seus trabalhos está o desenho do mosaico do Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista/SP (Canção Nova), explica Patrícia.

Em Joinville, acrescenta, “estamos construindo a Obra Social Me. Teresa, que servirá de apoio às pessoas de vulnerabilidade social, especialmente jovens e crianças.Damos assistência na Pastoral da Saúde, com visita aos enfermos no Hospital Regional Hans Dieter Schimidt e prestamos serviço à comunidade paroquial e diocese com palestras, formação e acompanhamentos de seminaristas”.

Texto explicativo da logomarca

A árvore representa a Igreja, na qual estão presentes as diversas formas de Vida Consagrada e a diversidade dos carismas, representadas pelas folhas.

Os três galhos nos remetem ao legado da Igreja para a VC no ano a ela dedicado: Evangelho, Profecia e Esperança, bem como nos recordam os três Votos Religiosos. A cruz, símbolo de Cristo por excelência, representa também o caráter missionário da VC, cujos braços se direcionam aos quatro cantos da Terra.

Paira sobre ela o Espírito Santo, que sempre a impulsiona a não desistir e fazendo gerar novos frutos e frentes de apostolado.

Por Rosinha Martins
Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB NAcional
www.crbnacional.org.br

Deixe seu comentário