Mensagem da ANEC para as escolas gaúchas: “Ano letivo marcado pelo Jubileu da Misericórdia”

 
 
 

O regional gaúcho da Associação Nacional das Escolas Católicas – ANEC RS – divulgou mensagem às escolas católicas por ocasião da volta às aulas 2016. A mensagem é assinada pelo Irmão Paulo Fossatti, FSC, presidente da entidade e por Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial para Cultura e Educação na CNBB Sul 3.

Confira:

VOLTA ÀS AULAS 2016

Prezados irmãos e irmãs,

Ao saudar a direção, o corpo docente, os estudantes e os funcionários das escolas e universidades gaúchas, desejamos que o ano letivo de 2016 seja marcado pelo Jubileu da Misericórdia, pois diariamente vocês participam de uma importante obra de misericórdia: educar; conduzir homens e mulheres à verdade.

Renovemos, então, nosso compromisso e missão, mesmo diante dos desafios dos diversos contextos. Sabemos que historicamente a educação esteve fortemente vinculada ao conhecimento aliado à experiência. Quando ocorreu a separação entre o saber e o viver, todos perdemos. Educar, hoje, é buscar a religação dos saberes, é integrar o que está fragmentado, é humanizar uma sociedade que avança em todos os âmbitos, entretanto, clama pelo sentido último da existência.

Nossas instituições educativas, consolidadas pela tradição católica, têm uma confiabilidade que fortalece nossa prática: pensar, viver e crer não se opõem. Diante do mundo plural e secularizado, somos convidados a promover a cultura da proximidade e do encontro. O exemplo do Papa Francisco nos instiga para estabelecermos relações humanas menos verticais e mais cuidadoras. Que sejamos capazes de trilhar caminhos que nos possibilitem ser bem informados, mas não menos solidários, éticos e abertos à transcendência.

A valorização do diálogo, do amor e do respeito à pessoa humana são aspectos originais, embora não exclusivos, da prática educativa cristã. Que tudo o que somos e fazemos em nossas escolas e universidades, favoreça a construção de uma sociedade que promova a dignidade de toda pessoa humana, especialmente dos mais necessitados. Nada nos separe da estrada indicada por Jesus Cristo: “luz que ilumina todo ser humano que vem a este mundo”
(Jo 1,9). Ele estará conosco a exortar: “Ide e ensinai!” (Mt 28,19s).

Que o ano de 2016 seja abençoado pela Virgem Maria, Mater Misericordiae!

Recebam nossa bênção e abraço fraterno.

Prof. Dr. Irmão Paulo Fossatti, FSC
Reitor do Cento Universitário La Salle
Diretor Presidente da ANEC

Dom Leomar Brustolin
Bispo Auxiliar de Porto Alegre
Referencial para Cultura e Educação
da CNBB Regional Sul 3

Deixe seu comentário