Mensagem da Província N. Sra. de Guadalupe para a Festa do Coração de Maria

 
 
 

São Paulo, 28 de junho de 2019.

Mensagem sobre a Festa do Imaculado Coração de Maria.

Queridas Irmãs….

Estamos chegando sorrateiramente, para juntas aclamar com alegria a Mulher que na sua mais tenra juventude disse SIM na Encarnação do Verbo, SIM na Missão até a Cruz, SIM na Ressurreição na vida das Comunidades! Mulher que igual música que cativa e encantará a humanidade enquanto o mundo existir, Maria encantou os cristãos/as na Comunidade Primitiva pelo seu modelo discipular e originalidade na conservação da Palavra revelada. Na alegria alvissareira, com o Coração em festa, digamos juntas, fazendo Memória dos grandes feitos do Senhor!

  • Ó Maria! Com o teu Imaculado Coração inclinou o Ouvido e acolheu na mente a voz do anjo trazendo a mensagem mais libertadora e encantadora que o mundo já pode ter.
  • Ó Maria! Com teu Imaculado Coração, inclinaste sobre teus rins filtrando a Palavra acolhida e meditada, conservando-a em sua originalidade.
  • Ó Maria! Com teu Imaculado Coração, deixaste a mensagem penetrar em teu Coração e com sabedoria, decidiste amorosamente fluxar um movimento continuado do Projeto de Deus tornando-se carne em tua carne: O Verbo divino!
    Ó Maria! Com teu Imaculado Coração, descentrando-te de ti mesma, permitiste habitar em tuas entranhas Aquele que é a Vida em Plenitude, e, em teu dinamismo visceral nos deste o Autor da vida!
  • Ó Maria! Com teu Imaculado Coração, como afirmou S. Atanásio, “graças ao Espírito ela se eleva acima dos profetas”, aprendeste com Aquele a quem ensinaste, a tornar-se discípula do Reino no seguimento radical de teu Filho.
    Ó Maria! Com teu Imaculado Coração, permaneceste fiel até as últimas consequências: a Cruz! Vivendo uma dialética crucial, Maria és testemunha fiel de uma Sociedade sem coração, e de um Deus tremendamente amoroso e compassivo!
    Ó Maria! Com teu Imaculado Coração, pisaste a cabeça do dragão destruidor da vida comunitária e dos nascentes cristãos!
  •  Ó Maria! Com teu Imaculado Coração, como Mulher ensolarada e celestial, coroada com a história das doze tribos de Israel, trazendo em tua Coroa a história do teu povo, pisando firme no chão das Comunidades, defendeste e promoveste a vida.
  • Ó Maria! Com teu Imaculado Coração, como afirmou S. Francisco de Sales: “A Bíblia é como uma partitura musical, mas, a vida de Maria é a execução perfeita e incomparável do concerto”.

Mulher das sinfonias, maestrina na afinação orquestral do projeto trinitário de Deus! Tu és a música que anuncia um Novo Tempo! Tu és a voz silenciosa do Amanhecer onde o Ressuscitado aparece em seu esplendor! Tu és a sinfonia dos sons de milhões de gritos sufocados pelo sistema de uma sociedade organizada sobre as lágrimas famintas de um povo. Tu és a cadência musical da garganta de um povo que ainda tem coragem de gritar. Tu és o Modelo discipular para todas e todos que acreditam que seguir Jesus Cristo é possível. Tu és a Servidora fiel e organizadora principal do banquete dos pobres. Tu és a Mulher da Hora divina (Jo 2,4) que orienta a Comunidade a abrir os ouvidos e convoca: “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Tudo, tudo aquilo que corresponde ao mandato de Jesus. Tu és a mulher da Hora na contemplação da Cruz, onde a Vida parece sumir, mas a esperança e a certeza daquilo que o Senhor havia te dito, jamais morrerá! Tu és como disse S. Atanásio aquela que: “Era totalmente voltada para o serviço aos pobres em fidelidade ás Sagradas Escrituras”. Tu és aquela escolhida por Bárbara Maix, para proteger a vida congregacional! Por isso, carregamos teu Nome: Irmãs do Imaculado Coração de Maria! Portanto, hoje, simplesmente hoje elevamos nosso olhar, inclinamos nosso ouvido, cingimos nossos rins, debruçamos nosso coração, para num grito visceral de exultação dizer com a alma e nossa Missão: Salve Maria para além dos sons de crianças exploradas, dos jovens à margem da vida, dos adultos e idosos escanteados, das mulheres traficadas, dos imigrantes nas trilhas do abandono e do descaso dos que afirmam governar as nações. Salve Maria para além das notas musicais, para além das partituras universais, salve Maria discípula fiel, testemunha incansável do Reino da Trindade na afinação da orquestra universal, no palco do cosmos.

Que nossa Festa seja um ato de louvor ao Coração da Trindade no Coração de Maria de Maria.

Irmã Maria Freire da Silva
Coordenadora Provincial
Província Nossa Senhora de Guadalupe

Deixe seu comentário