Noviça Helen Regina professará votos religiosos como Irmã ICM

 
 
 

Uma nova Irmã da Congregação. No domingo, 28 de julho, a jovem Helen Regina Brandão de Oliveira encerra sua caminhada formativa como noviça, professará os votos religiosos, assumindo a vocação como religiosa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

A Santa Missa com a profissão dos votos religiosos (ou conselhos evangélicos) será realizada na Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida de Goiânia, Goiás. A Diretora Geral da Congregação, Irmã Marlise Hendges, acolherá a mais nova religiosa ICM. Já como Irmã, Helen ganhará uma nova missão em uma comunidade da Província Nossa Senhora Guadalupe. Seu envio será feito pela coordenadora provincial, Irmã Maria Freire.

Helen conheceu a Congregação pelas redes sociais

Helen Regina tem 32 anos. É natural de Pereira Barreto, em São Paulo, e afirma que desde pequena sentia o desejo de ser Irmã: “Desde os 13 anos senti o desejo de ser religiosa. As comunidades e pastorais na Paróquia que eu atuava, despertaram em mim essa busca constante por realizar a Vontade de Deus, no meio e na realidade onde eu me encontrava” conta.

A futura Irmã conta que foi nas redes sociais que conheceu a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. O contato via facebook, foi aprofundado no whatsapp e depois na convivência das comunidades com as Irmãs:

“Eu conheci a Congregação através das redes sociais. Algumas das jovens vocacionadas encontradas através da página vocacional do facebook criaram um grupo no WhatsApp. Ali conheci a Irmã Karine Bittencourt que entrou em contato comigo., foi partilhando e convidando para que eu conhecesse mais de perto as Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Fazer parte dessa Família Religiosa é compartilhar juntas o Projeto de Amor de Deus para a humanidade” disse.

Com os primeiros contatos feitos, foi dado início ao acompanhamento vocacional e, por fim, a entrada na Congregação em 2015. Helen ingressou como aspirante na comunidade do Educandário São José do Belém, em São Paulo, continuando, depois, em Picos, no Piauí, onde também fez o postulado. Em julho de 2017, a jovem foi acolhida como a primeira noviça do recém-transferido Noviciado Coração de Maria, em Aparecida de Goiânia.

Às vésperas de professar os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, Helen Regina descreve como encara a entrega do seu SIM a Deus e à Congregação:

“Significa abraçar a causa do Evangelho e suas consequências, colocando a vida a serviço dos empobrecidos e necessitados de nossa sociedade, sempre em comunidades solidárias, no espírito dos primeiros cristãos. Ser Irmã é ser alguém disponível como Maria, modelo de virtudes. É viver o Carisma, espiritualidade e missão de nossa fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix, na busca contínua da vontade de Deus em cada momento histórico. É ser uma pessoa realizada, feliz na opção e missão que assumo” afirmou.

Em 2017, Helen foi acolhida no Noviciado Coração de Maria, em Aparecida de Goiânia

Para marcar este momento, a noviça escolheu como lema a frase bíblica “Sei em quem acreditei”. Ela conta ainda que reza pedindo a Deus a graça da fidelidade ao chamado atendido:

“Esse tempo em que estou me preparando para a minha Primeira Profissão Religiosa é um tempo de graça e alegria. Poder olhar para a minha história, perceber as mãos de Deus sobre mim, “Sei em quem acreditei”, é partilhar junto com minha comunidade religiosa a alegria do chamado e agradecer a cada Irmã por sua fidelidade e por manter, com a graça de Deus, a nossa Congregação Religiosa, a luz do Evangelho. E pedir ao bom Deus a graça da fidelidade, o coração sempre disponível e não perder de vista nosso ponto de partida” concluiu.

Deixe seu comentário