Os 15 anos da Missão ICM na Argentina

 
 
 

Como filhas da Bem-Aventurada Bárbara Maix, nossa missão na Argentina é entre os mais pequenos, os empobrecidos. Uma atuação discreta como um grão de mostarda, mas temos convicção de que estamos “construindo o Reino de Deus com aqueles que nos são confiados” (Bárbara Maix).

Pertencemos a Paróquia Espírito Santo. Cada Irmã acompanha o trabalho das Catequistas e da Comissão de uma capela, a pedido do vigário paroquial: Irmã Wilma Zanchett atua na Capela Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Sarmiento, onde há 15 anos acompanha esta comunidade. Participa de reuniões mensais da CÁRITAS e acompanha os projetos.

Irmã Maria Helenita Sperotto acompanha a comunidade São João Batista, no Bairro Caffetti, participa da coordenação Zonal de Catequese e de um grupo de artesanato, atua na Liturgia e visita doentes levando a Eucaristia.

Irmã Clair Teresinha Rizzardo atua na Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no bairro El Colono, participa da Comissão Pró Capela da comunidade com reuniões semanais; Coordena dois grupos de crochê e bordado ponto cruz para senhoras, crianças e adolescentes. A partir de junho passou a integrar a equipe de Coordenação Diocesana dos Religiosos; e a Equipe Pró Vida, composta por leigos, sacerdotes e pastores a favor da vida, contra o aborto e a ideologia de gênero, com reuniões semanais, preparando um Festival Solidário em favor da vida e da Família.

A Cáritas vê com bons olhos nosso trabalho, porque sempre consegue realizar oficinas e outras atividades de apoio, apesar das dificuldades. Quanto ao “Copa de Leche”, a Merenda Reforçada, sempre se encontrou outras alternativas, mesmo sem ajuda da Cáritas, pois a Comunidade se mobiliza.

Na Comunidade “El Milagro” e em Lourdes, no mesmo bairro, as Irmãs Clair e Wilma promoveram oficinas de diferentes pontos de bordado e bordado em fitas, no ano que passou. E, neste último semestre, nas mesmas Comunidades, foram promovidas oficinas de ponto cruz e crochê para senhoras, crianças e adolescentes.

A Irma Wilma tem outras oficinas com crianças onde fazem terços, pulseiras, colares, tapetes com retalhos, pastas e capas de bíblias e cadernos com chapas de Raio X e caixas artesanais. Acompanha um grupo de 12 senhoras voluntárias que, de segunda a sexta-feira, em duplas, preparam a merenda reforçada para aproximadamente 100 crianças. Um grupo de 04 senhoras atua no roupeiro e brechó nas terças e quartas-feiras. Elas reformam as roupas que recebem de doação da Paróquia e reaproveitam confeccionando tapetes, bolsas, pegadores de panelas e outros. Realizam feiras, com preço simbólico, para as famílias da localidade. O valor arrecadado é investido na merenda e necessidades da capela. Neste Bairro a Irmã Maria Helenita Sperotto atua na Pastoral da Criança.

Cada Irmã tem grupo de Leitura Orante da Bíblia em sua comunidade. Marcamos presença nos encontros juvenis e vigílias de jovens em vista da Pastoral Vocacional.

Muitas pessoas procuram as Irmãs para serem ouvidas em suas necessidades e solicitam visita aos seus doentes, pedem orações.

A situação de desemprego no País é grande. Só da fábrica de tênis, DASS, nossa vizinha, que tinha uns dois mil funcionários, despediu mais da metade.

O povo é muito religioso, acolhedor, porém dependente e com facilidade se melindra, se divide e deixa de participar da Igreja e dos grupos. São desafios enormes. A presença das Irmãs gera comunhão entre eles. E eles tem muito carinho por nós.

Comunidade Bárbara Maix
Irmãs Clair Rizzardo, Maria Helenita Sperotto e Wilma Zanchett

Deixe seu comentário