Osicom inicia comemorações pelos 50 anos de fundação

 
 
 

A celebração de 50 anos de existência é por si motivo de grande alegria e louvor a Deus. Melhor ainda é celebrar esta marca com um motivo ainda mais especial: o acolhimento e a prestação de serviços que promovem a vida, especialmente,  aos que mais precisam. Assim é a Obra Social Imaculado Coração de Maria – OSICOM– localizada no bairro Passo das Pedras, em Porto Alegre/RS que, na quarta-feira dia 22 de março, iniciou as celebrações alusivas ao seu cinqüentenário.

A Obra Social tem a orientação da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria que, no ano de 1961, apoiadas por colaboradores/as, iniciou o projeto social de acolhimento às crianças pobres daquela região, oferecendo um espaço de educação e lazer. A obra cresceu, organizou-se, ganhou novos apoiadores e, hoje, continua a prestar um reconhecido serviço de promoção de cidadania.

Para fazer memória e, ao mesmo tempo, louvar e agradecer a Deus pela vida da instituição, uma celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, marcou o início destas comemorações. Antes da missa, os colaboradores/as da OSICOM depositaram 50 botões de rosas junto a imagem do Imaculado Coração de Maria. Também os ensinamentos da Bem-Aventurada Bárbara Maix, fundadora da Congregação ICM,  foram lembrados.


Missa iniciada. A entrada solene de um globo, uma cruz, o Projeto Educativo ICM que norteia as ações da instituiçãoe o cartaz da Campanha da Fraternidade 2010 fizeram lembrança da integração da Comunidade, Congregação e a Igreja.


A Palavra de Deus foi acolhida portodos/as presentes. A Bíblia Sagrada surgiu dentro de um coração e a primeira leitura foi proclamada. Toda liturgia da quarta-feira trouxe a simbologia da semente que cai em terra boa e que dá fruto. 

Em sua homilia, Dom Dadeus Grings recordouo centenário da Arquidiocese de Porto Alegre e enfatizou que, em todo esse tempo, as Obras Sociais de resgate e valorização da vida que mais sedestacaram, foram as das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. O bispo destacou ainda a ação primeira da Osicom que é a acolhida: “As crianças e jovens que aqui se dirigem são acolhidas em um espaço de partilha da vida neste espaço que tem na Bem-Aventurada Bárbara Maix o modelo para as ações”, disse.

Um dos fundadores da OSICOM, o senhor Agenor Trajano de Mello, lembrou-se do início daquela comunidade. Um começo marcado pela pobreza que havia naquela região. Ele utilizou uma flor para comparar a motivação inicial para a construção do espaço: “Tenho aqui nas mãos um flor. É bonita mas tem espinhos, e naquele tempo os espinhos eram a fome, a miséria, a pobreza, as desavenças…”, recordou.

O sentimento de gratidão deu tom na mensagem da  Diretora da Osicom, Irmã Zélia Maria Benvegnú. Ela agradeceu aos parceiros da Instituição, à Congregação , à comunidade. Para recordar a missão da instituição junto ao povo, Irmã Zélia reproduziu as frases da Bem-Aventurada Bárbara Maix, dentre elas, “Receberão meninas educandas e procurarão,mediante conselhos e exemplos, torná-las úteis e aptas para qualquer condiçãode vida”;  “Devemos educá-las de tal modo, que saibam viver, sofrer e lutar, em qualquer situação e circunstância da vida, como boas cristãs”, “Cada criança, adolescente e jovem como pérola de subido valor”.

Após homenagear os parceiros da Osicom. Irmã Zélia Benvegnú também foi homenageada. O Grupo de Jovens da comunidade a entregou um arranjo de flores como forma de gratidão, pela sua incansável doação à Osicom e à comunidade.


Berçário

Durante a Missa de Ação de Graças,foi anunciado à comunidade a nova iniciativa da Osicom que é a criação de umberçário. A nova iniciativa garantirá um ajuda essencial às mães da comunidade,sobretudo, ás que precisam trabalhar fora de casa. Para marcar o início dasatividades. Dom Dadeus Grings abençoou uma criança, simbolizando a todas asoutras crianças que serão atendidas e os colaboradores/as do espaço. 

Orquestra Unisinos
 

A Missa em Ação de Graças de 50 anos da Osicom contou com um toque de beleza a mais. A Orquestra da Unisinos marcou presença e presenteou a todos com peças como “Ave Maria” e “Allelujah” de Mozat. Vale lembrar que a Unisinos  é parceira da Osicom. Seus músicos ministram aulas para as crianças atendidas pela Obra. Estas oficinas já são executadas no local há mais de dois anos e o resultado dessa iniciativa é uma “Orquestra infantil”.

Irmãs marcam presença
 

Em comunhão com a comunidade OSICOM, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria marcaram, presença na celebração. A Vice-Diretora Geral, Irmã Amélia Thiele, a Conselheira Geral do Setor Pastoral e Ação Social, Irmã Eurides Alves de Oliveira representaram o Conselho Geral elevaram a mensagem da Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges. Também estavam presentes Irmã Gentila Richetti, da comunidade Sede Geral, Irmã Cecília Knorst, Provincial de Porto Alegre, Irmã Bernadete Macarine, pelo Setor pastoral e Ação Social da Província de Porto Alegre e as Irmãs que iniciaram a início da Obra Social: Irmã Elsa Diolete Dalmolin, Irmã Gemma C. Rosseti e Irmã Zuleima Perondi.

Saiba Mais

Confira mais fotos clicando aqui!

OSICOM – Obra Social Imaculado Coração de Maria
Site: www.osicom.org.br

Deixe seu comentário