Papa Francisco aos jovens paraguaios: “Façam barulho!”

Assunção – “Jovens, façam barulho!” Milhares de jovens do Paraguai, Brasil Argentina e Uruguai, num verdadeiro clima de JMJ, acolheram o Papa Francisco na Costanera. O encontro com os jovens em Assunção, último compromisso oficial do Papa Francisco na viagem à América Latina, foi marcado por muitos cantos, alegria e muita, muita emoção e proximidade. Ao final do encontro, o Papa confiou aos jovens a Cruz Peregrina do Paraguai, enviando-os.

A exortação que o Papa Francisco havia dirigido exatamente há dois anos aos jovens argentinos reunidos na Catedral do Rio de Janeiro para a JMJ, voltou a ecoar no final deste domingo, no encontro com 200 mil jovens. “Na outra vez que havia pedido a vocês para fazerem barulho, um sacerdote me disse: “Você disse aos jovens para fazer barulho, mas depois as consequências somos nós que devemos suportar”. Assim vos digo hoje: façam barulho e o organizem bem… “.
Ao recordar a bem-aventurança: «bem-aventurados os pobres », Francisco exortou os jovens a andarem contra a corrente. “É este o plano de Jesus para nós, andar contra a corrente “.

O Papa fez os jovens repetirem em coro algumas palavras, entre as quais “solidariedade, liberdade de coração, esperança, trabalho, esforço, serviço, conhecer Jesus, Deus é fortaleza”.