Parlamento gaúcho homenageia os 70 anos da Escola N. Sra. Auxiliadora

 
 
 

Os 70 anos de vida e missão educativa da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, unidade da Rede ICM de Educação em Frederico Westphalen/RS, foram publicamente reconhecidos e homenageados pela Assembleia do Rio Grande do Sul no grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira, 12 de setembro.

A homenagem foi indicação da deputada Silvana Covatti. A parlamentar nasceu em Frederico e foi aluna do Colégio Auxiliadora. Em discurso, Silvana destacou a história da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e da fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix, cuja missão mantêm-se firme no cotidiano da Rede ICM de Educação e Assistência Social:

“Foi no Colégio Auxiliadora, onde me formei em Magistério, em 1986, que me tornei uma cidadã independente, produtiva e integrada à sociedade”, disse a deputada que completou: “Se hoje sou deputada, e tive a honra de ser a primeira mulher a presidir esta Casa, devo isso à Mística de Bárbara Maix, aos ensinamentos do Colégio Auxiliadora (…) até hoje, essa mesma Mística me dá forças para continuar o meu trabalho como política, como mulher, como mãe e como filha”.

Outros parlamentares se associaram a homenagem ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Os deputados: Frederico Antunes, Jeferson Fernandes, Zilá Breitenbach, Catarina Paladini, Edson Brum, Ciro Simoni, Missionário Volnei e Aloísio Classmann.

A diretora da escola, Irmã Oraide Luza, agradeceu a homenagem e ressaltou que, após 70 anos, a unidade de ensino assume novos princípios em busca da excelência em educação para a comunidade frederiquense: “recebemos essa homenagem lembrando tudo o que a escola desenvolveu ao longo de 70 anos, diante de desafio, conquistas e reconhecimentos. Temos uma escola que prioriza os valores e não desfaleceu. Agora, assumimos novos princípios dentro do novo projeto educativo que é a acolhida, educação e compromisso com o futuro dos nossos alunos”.

A Secretária Geral da Congregação, Irmã Dalia Löff, representou o Conselho Geral ICM no evento e destacou a contribuição da escola para a comunidade local: “A educação é a base da sociedade e marca a vida das pessoas. Pela Escola Auxiliadora passaram mais de 20 mil alunos. Isso mostra o nosso compromisso com a comunidade com a missão da educação ao longo dos 70 anos” disse.

A mesa de honra também foi composta pela vice-diretora do Colégio Auxiliadora, a professora Luciane Bonfanti. Também Irmãs e colaboradores leigos de outras unidades de educação e assistência social da Rede ICM marcaram presença no grande expediente da sessão ordinária.

COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Em Frederico Westphalen, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora foi idealizado pelo monsenhor Vitor Battistella. Em 1947, junto com o padre Luiz Sponchiado, as Irmãs ICM foram convidadas a assumir as atividades do Colégio, o que fizeram, lideradas pela superiora, Madre Léa Michellotti, que se tornou a primeira diretora da escola.

Por: Magnus Regis
com informações da ALRS
Fotos: Magnus Regis e Vinicius Reis | Agência ALRS

Deixe seu comentário