Pastoral do Menor promove a “Escola da Cidadania”

 
 
 

A Pastoral do Menor realizou, no Instituto Providência, um encontro com um grupo de adolescentes representantes de Instituições de Porto Alegre.

Como pastoral, o objetivo deste ano é trabalhar com o modelo da Escola da Cidadania, que visa a formação para a Cidadania através de encontros de estudo, reflexão, planejamento de ações, avaliações do processo, convivência e partilha. Além disso, deseja-se oferecer espaço para que os jovens possam falar por eles mesmos, ocupando seu espaço, discutir ações e planejamentos em parceria com os adultos. Desta forma, os próprios jovens irão construindo sua caminhada, com o acompanhamento da Equipe da Pastoral que auxiliará no desenvolvimento para a liderança e protagonismo.

Os jovens presentes, a partir da reflexão e consciência de seu papel e participação na transformação das realidades onde a vida está ameaçada, planejaram encontrar-se mensalmente e convidar outros adolescentes e jovens para que se unam ao grupo. Destes encontros, levarão para as suas Comunidades as reflexões e serão os protagonistas de ações envolvendo as pessoas da localidade.

Nossa Congregação marcou presença com Adolescentes, Colaboradores e Irmãs que atuam nas Obras da Província de Porto Alegre: OSICOM, AICAS, Instituto São Benedito e Instituto Providência. Nossa participação complementa o trabalho de formação com as Juventudes atendidas em nossos espaços de missão que, neste ano, dá ênfase ao desenvolvimento de oficinas e ações com as temáticas Cidadania e construção do Projeto de Vida.

No envolvimento com as Juventudes, lembramos de Bárbara que afirma que “nossa missão é grande”, por isso necessitamos continuamente centrar nossa vida em Jesus Cristo e configurarmos nossa vida com o jeito de ser e viver d’Ele, para sermos, juntos as estes jovens a expressão do rosto do Ressuscitado que ama até as últimas consequências.

Ir.  Daniele Kosvoski

Deixe seu comentário