Porto Alegre/RS: Encontro de Formação Pastoral e Animação Vocacional reuniu Irmãs e leigos/as

 
 
 

Com o tema “Juventudes, Projeto de Vida e Vocação: olhares e reflexão”, aconteceu o Encontro de Formação Pastoral e Animação Vocacional. O Encontro foi realizado no Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre/RS, com a participação de representantes das Escolas e Obras Sociais da Província de Porto Alegre, Irmãs do Conselho Geral e Leigos ICM . Após calorosa acolhida, houve um momento de oração, coordenada pela equipe do Colégio Dom Feliciano. A partir da parábola do Semeador refletiu-se com a simbologia do semeador, da semente e os solos na missão de sermos Educadores. A semente da Vocação lançada em nossas vidas, muitas vezes, soa como um desafio diante da realidade em que vivemos. É preciso ser forte, ter coragem e, sobretudo, fé para cultivá-la em nossos corações e no coração de tantas crianças e jovens que passam pelas nossas vidas.

O Encontro seguiu com uma reflexão profunda feita pelo assessor Márcio Amaral, abordando três dimensões do tema: Contextualização das Juventudes, compreensão da Fé e desafios para a Pastoral e Educação.

A Evangelização das Juventudes deve, necessariamente, ter presente e seguir o modo de vida de Jesus, sua mística, sua dimensão profética e missionária; agir segundo uma ética cristã, tendo a vida com um valor absoluto e fazendo um exercício constante de reflexão: Qual o sentido da vida? Quem é o outro? Meu próximo? Como me relaciono com ele? Qual o projeto de mundo que defendo? Como me posiciono frente ao outro e frente ao mundo?  E, por fim, a fé deve ser vivida como um processo e, é claro, mostrar ao mundo que o Evangelho é possível de ser vivido. Esse processo de construção é permeado pelas experiências que, como educadores, necessitamos provocar.

O encontro concluiu-se com uma significativa Celebração, desafiando a todos a sermos semeadores na missão de educadores; sermos sementes com o nosso saber e cuidarmos bem dos solos que são as pessoas que encontramos no nosso caminho. Com símbolo deste compromisso, cada participante recebeu uma linda flor a ser plantada e cultivada.

Pedro Piccoli – Colégio Mãe de Deus

Província de Porto Alegre sob a proteção da SS. Trindade
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso
Site: http://www.provinciatrindade.com.br

Deixe seu comentário