Primeira Irmã ICM do Haiti: Consagração Definitiva da Irmã Estine Jean Charles

 
 
 

Festa congregacional no Haiti. No próximo dia 1º de novembro, Irmã Estine Jean Charles, primeira haitiana a professar os votos religiosos como Irmã do Imaculado Coração de Maria (ICM), reafirmará seu SIM à Deus, quando, durante Celebração Eucarística, realizará sua Consagração Definitiva. Há 27 anos, a Congregação é presença evangelizadora no Haiti.

Irmã Estine é natural de Jérémie, Haiti. Tem 38 anos. Trabalhava como enfermeira quando decidiu atender o chamado de Deus à Vida Religiosa. Ingressou como aspirante na Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria no Haiti, em 2001. Depois, realizou o noviciado em Caxias do Sul/RS. Sob o lema: “Mais do que tudo vale a Vontade de Deus”, fez a primeira profissão religiosa no dia 19 de dezembro de 2009, quando retornou para o seu país. Atualmente, Ir. Estine é pós-graduada em saúde comunitária e atua no Posto de Saúde Madre Bárbara, no vilarejo Fond-Rouge D’Ayer, onde as Irmãs montem projeto missionário.

A religiosa haitiana afirma que foi o trabalho missionário das Irmãs que a fez deixar tudo para seguir Jesus: “Eu me apaixonei pelo trabalho das Irmãs com os pobres”. Ao participar da série de vídeos vocacionais da congregação declarou: “Ser Irmã do Imaculado Coração de Maria não é pouca coisa. O Carisma nos coloca cada vez mais no trabalho com os pobres e ao Reino de Deus”.

Com esta ação, Irmã Estine conclui o tempo chamado de “juniorado”, vivido nos últimos cinco anos – um período especial dedicado a solidificação da experiência da consagração religiosa no seguimento de Jesus Cristo, na busca constante de integrar vida em Comunidade, ação missionária, formação religiosa e acadêmico-profissional. Ao final deste espaço de tempo, a Irmã pede à Igreja e à Congregação a sua consagração definitiva, assumindo o Evangelho e o Carisma congregação como caminho de vida.

Vale lembrar que junto com a religiosa haitiana, outras duas Irmãs também realizaram a profissão definitiva – as Irmãs Josiana dos Santos e Aparecida Nogueira – ocorrida no dia 04 de outubro, em São Paulo/SP. As religiosas escolheram como lema de consagração o texto bíblico: “Como barro nas mãos do oleiro, assim estão vocês em minhas mãos” (Jr. 18,6).

Consagradas para servir: Irmãs Aparecida, Estine e Josiana

Consagradas para servir: Irmãs Aparecida, Estine e Josiana

A Consagração Definitiva será realizada durante Celebração Eucarística na Igreja Sagrado Coração de Jesus, bairro Karacoli, em Jérémie. A missa será presidida pelo bispo local, Joseph Gontrand Decoste, SJ. Por delegação da Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges, a Conselheira Geral do Setor Formação, Irmã Élida Debastini irá ao Haiti para acolher os votos de pobreza, obediência e castidade que serão professados pela Irmã. Também acompanhará a celebração a Irmã Maria Inês Sampaio, coordenadora provincial da Província Nossa Senhora de Guadalupe.

PRESENÇA SOLIDÁRIA: Há 27 anos, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria é presença evangelizadora e solidária no Haiti. Há duas comunidades ICM em Jérémie. Junto com povo, as Irmãs sofreram os problemas causados pelo terremoto ocorrido em 2010. Hoje, as Irmãs atuam na formação das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s),com as crianças na Infância Missionária, apoio às hortas comunitárias e os trabalhos desenvolvidos com a saúde alternativa. As comunidades haitianas estão ligadas à Província Nossa Senhora de Guadalupe, cuja sede está em São Paulo/SP.

Saiba Mais:

Província Nossa Senhora de Guadalupe
Brasil: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins
Países: Bolívia, Haiti e Venezuela

Deixe seu comentário