Projeto LiteraRua leva incentivo à leitura para crianças em Fortaleza/CE

 
 
 

Uma ação de solidariedade social tem despertado o amor pela leitura em um dos bairros carentes de Fortaleza, capital do Ceará. No mês passado, Irmãs e adolescentes voluntários participaram das ações do projeto “LiteraRua”, que promove contação de história para crianças e adolescentes.

Em junho, a oficina de leitura foi realizada na comunidade Belém, no bairro Bom Jardim. O lema do projeto LiteraRua é “por uma cultura libertadora”.

LiteraRua 01
Segundo Irmã Alberlândia Barros, a contação de histórias é o meio mais eficiente de enriquecimento e desenvolvimento da personalidade da criança: “É um dos recursos para solucionar problemas em relação à escrita e à leitura. Portanto, se faz necessário utilizar essa ferramenta, pois vivemos um período em que a mídia e as tecnologias estão cada vez mais acessíveis às crianças. As informações chegam pelos meios de comunicação ampliando os horizontes e os conhecimentos. Os livros estão sendo deixados de lado, as histórias estão sendo esquecidas, o que torna um desafio para o/a educador/a fazer com que as crianças em idade escolar tomem gosto pela leitura. Eis o nosso desafio”.

O nome do projeto não é por acaso. A atividade é realizada onde for possível reunir a criançada: nas ruas, calçadas, terrenos, entre outros. É só o tempo de estender o pano e acolher a meninada.

Junto com a Irmã Alberlândia, participaram os adolescentes Luana, Kevin, Erik, Alejandro, Isabele, Andressa e Bianca. Os próprios voluntários expressaram que a Contação de histórias favorece a socialização, contribui para o desenvolvimento pessoal e social da criança na educação infantil; “Contar histórias é uma arte, ler para as crianças é muito importante pois é a partir dai que elas darão os primeiros passos para a construção de um mundo melhor”.

LiteraRua 03

LiteraRua 04

Saiba Mais:

Província Nossa Senhora de Guadalupe
Brasil: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins
Países: Bolívia, Haiti e Venezuela
Site: www.provinciaguadalupe.com.br

Deixe seu comentário