Província de São Paulo promoveu encontro de saúde para cuidadoras e ‘cuidadas

 
 
 

Nos dias 25 a 27 de junho de 2011, na Comunidade Oásis na Cidade de Rio Claro (SP), aconteceu o Encontro de Saúde destinado à cuidadoras e “cuidadas”. O Encontro foi organizado pelo Grupo de Cuidado com a Saúde das Irmãs. Ao todo Participaram 25 Irmãs.

Tendo presente o conselho do Pe. Pöckl guardado por Bárbara Maix: “Assim como o corpo só recebe seu vigor, porte e beleza, quando todos os membros se ajudam reciprocamente, assim também uma comunidade religiosa só alcança sua beleza, seu vigor e poder, quando o amor fraterno impulsiona os membros a doarem-se mutuamente…” (BM 14.10.1869), fomos desenvolvendo em conjunto nosso encontro.

Cuidadas e cuidadoras, fomos passo a passo repassando nossas memórias e lembrando que a saúde depende de cada uma, que por sua vez, necessita da ajuda de um número grande de profissionais das mais variadas áreas de atuação. Juntas fomos rememorando como construímos nossa vida e os passos que damos a caminho de menos e/ou de mais qualidade de vida.

Passando pela alegria de viver cada etapa de nossa existência, passando pela alimentação que consumimos, o conhecimento que temos de saúde e doença, chegando a nossas possibilidades e fragilidades e o cuidado que devemos ter com os próprios recursos que nos são dispensados para minorar nossas enfermidades. Neste ponto refletimos sobre   a necessidade e os cuidados que devemos ter com o uso dos medicamentos, seja alopatia ou fitoterapia.

Para que todas possam sentir um pouquinho de nosso Encontro vamos dar uma  “palinha” de nossas partilhas.

Dicas de Saúde

  • Trocar o pãozinho pelo pão integral
  • Mastigar os vegetais por mais tempo
  • Adotar a regra dos 80% -servir 20% a menos do costume.
  • Tomar um copo de suco todos os dias fora da refeição.
  • Fazer refeições coloridas como o arco-íris.
  • Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória.
  • Comer como um passarinho – sementes de girassol,…
  • Rir , pensar positivamente, ser sociável, conhecer a si mesmo.

Juntamente com as Irmãs do Grupo de Cuidado com a Saúde das Irmãs participaram, no último dia de nosso encontro, os irmãos Dr. José luiz Riani Costa (médico)  e Antonio Carlos Riani Costa (psicólogo com especialização em gerontologia). Estes vieram acompanhados pelo pai o Senhor Aristótoles Riani, conhecidos e amigos das Irmãs de Rio Claro desde muitos anos. Além dos 10 mandamentos que nos deixaram, foi de grande importância o testemunho de cristãos dedicados aos trabalhos de saúde do Município de Rio Claro primando pela qualidade de vida para todos.

Nos brindaram com algumas dicas Para viver mais e melhor

I – Nunca fique só; homem algum é uma ilha.
II – Sorria sempre que possível, chore se necessário.
III – Mantenha-se sempre ativo: caminhe, jogue, brinque, dance.
IV – Seja um eterno aprendiz; busque sempre o saber.
V – Curta a natureza sem destruí-la; somos parte dela.
VI – Faça planos e tente realizar seus sonhos; construa a utopia!
VII – Participe das decisões que lhe dizem respeito e ajude a executá-las.
VIII – Coma o necessário para viver; apenas o “pão nosso de cada dia”.
IX – Evite o que faz mal, para o corpo e para a mente.
X – Nunca perca a esperança. Desesperar jamais! (
riani@rc.unesp.br)

Terminamos nosso encontro no dia do Aniversário Natalício de Bárbara Maix. A quem rendemos nossos mais sinceros louvores e agradecimentos.

Os Agradecimentos de todas para as Irmãs da comunidade Oásis, de modo especial Irmãs Érélide Oro que fez um repasse muito importante do Encontro de cuidadoras realizado em nível Geral no início deste mês e ainda Teresinha Oro, Leônia Weber, Herminia Zago e Casemira Maria Mendeges que contribuíram partilhando saberes e experiência de vida como explicitadoras.

                           

Ir. Ernilda Nascimento
Coordenadora Provincial

Saiba Mais

Província de São Paulo sob a proteção do Dulcíssimo Menino Jesus
Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná
http://www.icmprovinciasp.com.br

Deixe seu comentário