Província Maria Mãe de Deus realizará o III Capítulo Provincial

 
 
 

Encerrado o XX Capítulo Geral Ordinário das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, agora é a Província Maria Mãe de Deus que vive a expectativa pela realização do III Capítulo Provincial, que será realizado de 24 a 28 de novembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

A Província é uma instância regional da Congregação, que dinamiza a vida e a missão evangelizadora das Irmãs em suas comunidades. Sob a responsabilidade da Província Maria Mãe de Deus, cuja sede está em Caxias do Sul, estão mais de 400 Irmãs, divididas em 70 comunidades: 61 no Brasil (Rio Grande do Sul) e no exterior: 01 comunidade na Argentina e 01 comunidade no Paraguai. Na África está com 06 comunidades em Moçambique e 01 comunidade em Angola.

E na vida da Província, o Capítulo é um evento de grande importância. Acontece a cada três anos e reúne Irmãs Delegadas pelas Comunidades para avaliar e projetar a caminha congregacional. Como no Capítulo Geral, o Capítulo Provincial terá como tema: “Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em fidelidade à raiz fundacional, no compromisso místico-profético com a vida.”, e como lema, conforme Evangelho de São Lucas 1, 39, “Saiamos às pressas, a vida clama”.

SEGURANÇA CONTRA A COVID-19

Inicialmente o Capítulo Provincial seria realizado na Casa de Retiros Nossa Senhora de Lourdes, em Vale Vêneto, contudo, para cumprir à risca o protocolo de prevenção à Covid-19, o evento foi transferido para o CECREI. O espaço oferece as condições essenciais para o cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias, oferecendo segurança para as participantes. Além disso, as Irmãs seguem, com rigor, as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 como, por exemplo, o isolamento social prévio nas suas comunidades de origem, recebimento de kits de higiene e proteção na chegada ao CECREI, ingresso na sala capitular após aferição de temperatura corporal, distanciamento na Sala Capitular, na capela e o indispensável uso de máscaras, em todo tempo.

PROGRAMAÇÃO

Ao longo dos cinco dias de evento, as Irmãs capitulares e convidadas participam de momentos de avaliação, estudos, debates, celebrações, retiro e a projeção da inserção ICM no contexto social e eclesial. Além disso, será feita a eleição da nova coordenadora provincial e das conselheiras provinciais para o mandato de três anos (2021-2023). Confira:

24 de novembro
Acolhida das Irmãs, entronização da Palavra de Deus na Sala Capitular, constituição das comissões do Capítulo, apresentação dos relatórios do Conselho Provincial.

25 de novembro
Celebração Eucarística de Invocação do Espírito Santo, continuação da apresentação dos relatórios do Conselho Provincial, apresentação do Documento do XX Capítulo Geral Ordinário, apresentação e diálogo sobre o documento capitular da Província.

26 de novembro
Retiro, Celebração Eucarística, vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento

27 de novembro
Celebração Eucarística invocando os dons do Espírito Santo, Sessão Plenária de Eleição da Coordenadora Provincial e das Conselheiras, Celebração de Louvor a Deus Trindade e Votação do Documento Capitular.

28 de novembro
Entrega da programação Geral 2021, Encaminhamentos para a Programação da Província 2021, Avaliação do Capítulo e encerramento.

Deixa uma resposta

Seu endereo de email não será publicado.