Província Nossa Senhora de Guadalupe realiza o III Capítulo Provincial

 
 
 

Mais um Capítulo marcará a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Desta vez, será a Província Nossa Senhora de Guadalupe que realizará, entre os dias 04 e 08 de dezembro, o III Capítulo Provincial, em São Paulo, capital.

A Província Guadalupe é a responsável pela missão das Irmãs ICM no Brasil – Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins – e no exterior, na Bolívia e Haiti.

Essa grande assembleia acontece a cada três anos e reúne Irmãs coordenadoras das comunidades, além das Irmãs convidadas. Nestes dias de grande comunhão, são avaliadas a caminhada congregacional e a projeção das ações para o triênio 2021-2023. Como no Capítulo Geral, o Capítulo Provincial terá como tema: “Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em fidelidade à raiz fundacional, no compromisso místico-profético com a vida.”, e como lema, conforme Evangelho de São Lucas 1, 39, “Saiamos às pressas, a vida clama”.

Em meio à pandemia da Covid-19, a realização do Capítulo se constituiu um grande desafio. Contudo, as Irmãs são rigorosas no cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias. Entre as ações adotadas estão o isolamento social prévio nas comunidades de origem, aferição da temperatura corporal, distribuição de álcool em gel em todos os espaços, obrigatoriedade do uso de máscaras durante todo o tempo e o distanciamento social na sala capitular.

PROGRAMAÇÃO

Serão cinco dias onde as Irmãs capitulares e convidadas, num clima de grande fraternidade e corresponsabilidade, avaliam, estudam, celebram e debatem os rumos da vida ICM no contexto eclesial e social. Além disso, será feita a eleição da nova coordenadora provincial e das conselheiras provinciais para o mandato de três anos (2021-2023). Ainda durante o Capítulo, a Irmã Célia Luci Apolinário renovará a consagração religiosa. Confira a programação:

04 DE DEZEMBRO
Acolhida das participantes, Santa Missa, Eleição da coordenadora da Sala Capitular, Entronização da Palavra de Deus na Sala Capitular, Sessão Plenária de Abertura e apresentação dos relatórios das atividades do triênio.

05 DE DEZEMBRO
Sessão Plenária de Estudos, Análise de conjuntura e Santa Missa .

06 DE DEZEMBRO
Santa Missa, retiro com orientação da Irmã Silvânia Coelho, ist, vigília e adoração.

07 DE DEZEMBRO
Santa Missa de invocação dos dons do Espírito Santo e renovação dos votos religiosos da Irmã Celia Luci Apolinário; abertura da Sessão Plenária de Eleição da Coordenadora Provincial e Conselheiras; Sessão de Estudos.

08 DE DEZEMBRO
Celebração Eucarística; Sessão de Votação do Documento Capitular; Apresentação e Entrega da Programação Geral 2021; Avaliação do III Capítulo Provincial e Celebração de Envio e Ação de Graças; Encerramento do Capítulo Provincial.

COBERTURA

A cobertura completa do Capítulo Provincial será feita através do site, facebook e instagram das Irmãs ICM. Acompanhe!


Por: Magnus Regis
Comunicação | comunicacao@icm-sec.org.br