Quadro do Coração de Maria

miniquadrocm Quadro do Coração de Maria, idealizado por Madre Bárbara Maix (Fundadora da Congregação), com alguns símbolos bíblicos do Apocalipse e pintado em tela, a óleo, pelo pintor Josef Kastner, em Viena – Áustria. Hoje encontra-se totalmente restaurado e pode ser visitado na Sala Coração de Maria da Sede Generalícia da SEC, Rua Riachuelo, 508 – Porto Alegre – RS.

Palma branca: significa vitória e paz. Nossa Senhora venceu o mal.

Cetro indica realeza: Maria foi posta por Deus como intercessora por todo o seu povo. A figura de “Rainha” (o cetro) é tirada da experiência bizantina e medieval da rainha que, junto do rei, tem o papel de intercessão materna pelo povo inteiro. Este é seu “serviço específico”.

Dragão: É o poder do mal e da morte que opera no mundo. Nossa Senhora está com o pé sobre ele, Ela, a Mãe de Cristo, o grande bem, é maior! Deus disse no lº livro da Bíblia à serpente: “A mulher te esmagará a cabeça” (G~n 3,15).

Lua: Significa a fecundidade feminina. Maria, a mulher simples de Nazaré, Mãe de Jesus, é medianeira de graça, paz, alegria e vida. Não mais o mito da mulher ligada aos ciclos da natureza (a lua), mas a mulher disponível à ação de Deus que faz a vida divina germinar na vida humana.

Coroa com 12 estrelas: simboliza o povo na história, desde as doze tribos de Israel que habitavam a Palestina. Maria é o modelo e a síntese de todo o Povo de Deus.

O mundo (globo):    Lugar onde caminha (peregrina) a humanidade, o povo, seus filhos. Ela acolhe a todos.

Coração: É a sede do amor, da bondade. Para os antigos era a sede da vida, pois parar o coração era deixar de viver. Maria expõe seu coração e o doa como mãe da vida.

(Pesquisa: Irmã Maria Helenita Sperotto e Frei Luiz Carlos Susin)

As Rosas desenhadas no coração: alegrias, glórias…
A espada que o transpassa: o sofrimento, as dores… 
cf. A profecia de Simeão no evangelho de Lc.2,
A chama: O coração é a sede do amor… abrasado de amor por nós…

Deixa uma resposta

Seu endereo de email não será publicado.