Quase 200 participantes são esperados para o II Acampamento da Juventude ICM

 
 
 

Está tudo pronto para a segunda edição do Acampamento da Juventude, promovido pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, em Lajeado/RS. A organização aguarda a participação de quase 200 pessoas, na sua maioria, educandos da Rede ICM de Educação e Assistência Social.

Nesta edição, o acampamento tem como tema: “Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Juventudes ICM – construindo caminhos” e lema: “Junt@s seguimos Teus Passos”, numa referência ao seguimento da proposta de Jesus Cristo.

 

Em 2018, o evento será realizado em um novo espaço: o Centro de Formação da Rede ICM, em Lajeado, Rio Grande do Sul. Estarão presentes educandos dos grupos jovens das unidades de ensino e socioassistencial da Rede ICM, vindos de cidades do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Rio de Janeiro, além das vocacionadas, colaboradores e Irmãs ICM.

Irmã Elida Debastiani

“A Congregação decidiu por iniciar um processo de aproximação com as juventudes. Realizamos, em 2016, o primeiro acampamento com o intuito de fortalecer o Serviço de Animação Vocacional e os grupos jovens das nossas obras. O trabalho deu certo. Novos grupos surgiram. Com o segundo acampamento, queremos continuar fortalecendo esse trabalho”, disse a Irmã Élida Debastiani, Conselheira Geral da Congregação e coordenadora do evento.

Segundo a Irmã Élida, “este trabalho com a juventude que a Congregação realiza mostra que estamos no caminho certo. Também a Igreja Católica está promovendo nestes mesmos dias o Sínodo dos Bispos, em Roma, que debate os jovens, a fé e o discernimento vocacional, ou seja, as mesmas temáticas que estamos refletindo. Nós acreditamos na força transformadora dos nossos jovens”.

Na programação dos dois dias: dinâmica de integração, jogos cooperativos, oficinas de formação, apresentações culturais, momento missionário com visitas a instituições e espaços da cidade de Lajeado, entre eles, a Casa do Idoso Vovolar, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Hospital Bruno Bor, e as ruas do centro da cidade.

O Acampamento é o maior evento voltado para a Juventude promovido pela Congregação ICM e tem o objetivo de promover uma maior aproximação com os jovens, integrá-los, escutá-los em seus anseios e oferecer um espaço de acolhida e formação, bem como potencializar a integração ente o Serviço de Animação Vocacional e as Juventudes dentro da Rede ICM e na Congregação. O 1º acampamento foi realizado em novembro de 2016, em Caxias do Sul. Na ocasião, mais de 150 jovens participaram do evento.

 

Deixe seu comentário