Realizado o encontro de animação missionária: a missão no contexto do Ano da Vida Religiosa Consagrada

 
 
 

Mais de 30 Irmãs do Imaculado Coração de Maria participaram do encontro de Animação Missionária, realizado entre os dias 12 e 14 de fevereiro, na Casa de Retiros, em Caxias do Sul.

Missionárias do Brasil, Argentina e Paraguai marcaram presença no evento. Em sintonia com este encontro, toda a missão ICM realizada nos sete países onde a Congregação é presença. Foi debatido o tema: “A missão das Irmãs do Imaculado Coração de Maria no contexto do Ano da Vida Religiosa Consagrada”. Foram dias de convivência fraterna, estudo e intercâmbio de experiências missionárias.

Irmã Maria Aparecida Barboza, Conselheira Geral do Setor Animação Missionária, destacou que o encontro contemplou a leitura do plano global de ação para os anos de 2015-2020. Afirmou que o contexto do Ano da Vida Religiosa Consagrada, convocado pelo Papa Francisco, enriqueceu este momento em que as Irmãs são convidadas a avançar à outra margem.

Segundo a conselheira, a missão ICM é para todos, de maneira especial, os empobrecidos: “afirmamos a opção preferencial pelo empobrecidos e excluídos. Na nossa atuação missionária, somos convocadas a manter a fidelidade criativa e evangélica para estar do lado dos indefesos e orientando as pessoas com as quais trabalhamos para o empenho da luta, defesa e promoção da vida” disse.

Irmã Maria Aparecida enfatiza que o encontro é um reanimar mútuo: “Desejamos que cada Irmã descubra a essência da sua vida consagrada, do espaço que ocupa, que testemunhe com alegria a vida consagrada contagiando novas pessoas para a vivência do Carisma ICM” disse.

A conselheira também lembrou que os muitos leigos/as ICM, que participam do dia-a-dia da missão da Congregação, também são convidados a animarem-se nesse chamado de Jesus, empenhando-se de ser “Igreja samaritana e acolhedora” finalizou.

Deixe seu comentário