Rede ICM de Assistência Social: Encontro de jovens celebra os 200 anos de Bárbara Maix

 
 
 

Um grande dia para celebrar os 200 anos de nascimento da Bem-Aventurada Bárbara Maix. No Rio Grande do Sul, as unidades socioassistenciais da Rede ICM de Assistência Social promoveram o encontro da Juventude ICM, na sexta-feira, 25 de agosto.

O evento acontece no Instituto São Benedito, em Porto Alegre, e reuniu adolescentes e jovens das unidades: Instituto Providência e Instituto São Benedito (Porto Alegre), Mãos Solidárias (Caxias do Sul), Casa da Criança Sagrado Coração de Jesus (Cachoeira do Sul) e Lar São José (Taquari). Também participaram do encontro os educandos das obras sociais de terceiros que vivenciam o Carisma ICM: Clube de Mães Bárbara Maix e OSICOM (Porto Alegre).

Para a Irmã Maria Bernardete Macarini, coordenadora da Assistência Social da Rede ICM, o encontro é uma grande homenagem que a Rede presta à Bem-Aventurada Bárbara Maix:

“Estamos aqui para celebrar! Todos nós fazemos parte destes 200 anos da vida de Bárbara Maix. Desde pequena, ela foi cultivando um grande amor. Esse amor se espalha ainda hoje, e por isso estamos aqui dando continuidade à missão de Bárbara. Ela foi descobrindo o quanto era importante ajudar os outros e isso nos chega até hoje. Que este seja um dia festivo” disse.

No encontro, as unidades cumpriram o desafio que lhes foi lançado: encenar e atualizar a vida, obra e os ensinamentos da Bem-Aventurada Bárbara Maix. Cada instituição ficou responsável por uma determinada passagem do nascimento até a morte, destacando ainda as virtudes. Cada apresentação foi como uma peça que compôs um lindo mosaico da vida da fundadora. Já na parte da tarde, a diversão foi o grande destaque. Os jovens participaram de oficinas de lazer e recreação, entre elas: dança, culinária, jogos, malabares, entre outros.

Para os adolescentes e jovens, celebrar a vida de Bárbara e conhecer as demais unidades foi o que mais marcou o encontro da Rede ICM:

“Achei o encontro maravilhoso. Todos nos acolheram com muito carinho e foi tudo muito legal. Não sabia que a nossa Rede era tão grande assim” disse Antônia Correia, educanda do Instituto Providência.

Irruan Medeiros

Para Irruan Medeiros, do Instituto São Benedito, o encontro deixou o desejo de ‘quero mais’: “achei bem legal e quero que tenha mais encontros para que a gente possa conhecer mais pessoas da nossa rede. Achei legal conhecer outras oficinas e trabalhos das instituições que eu não conhecia” disse.

 

Já para Davi Dambros, do Projeto Mãos Solidárias, de Caxias do Sul, o encontro o trouxe muitas novidades como a de conhecer a capital gaúcha e de celebrar a vida de Bárbara: “Achei bem legal o encontro porque reuniu jovens de várias idades e projetos. Conseguimos mostrar um pouco de cada uma e da vida de Bárbara. Aprendi que Bárbara passou por muita gente que a negou, que não acreditava que o Imaculado Coração de Maria iria se expandir tanto pelo Brasil. Ela teve fé e conseguiu seu objetivo, por isso, hoje temos esses encontros. Ano que vem, se eu puder, venho de novo” afirmou.

 

Deixe seu comentário