Retiro Jubilar de 50 anos de Vida Religiosa ICM

 
 
 

“Vós sois testemunhas disso”: Retiro Jubilar de 50 anos de Vida Religiosa ICM


O Ano da Beatificação da fundadora Bárbara Maix tornou-se um momento forte de louvor e gratidão a Deus pela grandiosidade de sua Obra, manifestada na Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Além da alegria por ter a santidade de Bárbara reconhecida, a Congregação festeja o jubileu de 50 anos de Vida Religiosa Consagrada de 38 Irmãs, sendo que, 34 marcaram presença. São Irmãs das Províncias de Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS), Santa Maria, Cristo Libertador (Nordeste), São Paulo e do Setor Geral.
 
Motivadas pela ressignificação da vida doada em favor dos/as que mais precisam nos diferentes espaços de missão e também pela fidelidade da vocação assumida em favor do Reino de Deus, as Irmãs celebraram o jubileu de ouro no mês de abril, durante  retiro realizado pelo Setor de Formação ICM em Vale Vêneto (RS).  

Com uma programação variada, o retirou realizou-se em nove dias  e fez memória de toda a missão dentro da Congregação, do Carisma ICM praticado no dia-a-dia com uma programação que envolveu roda de conversas, passeio às comunidades, reflexões: “Ter acompanhado o Retiro das Irmãs Jubilandas que celebram 50 anos de Vida Religiosa Consagrada ICM  no ano da Beatificação de Bárbara Maix, foi, para mim, uma graça muito especial. Uma vez mais tive a oportunidade de contemplar a ação amorosa de Deus na vida das Irmãs. A memória da história pessoal e congregacional, das dificuldades superadas e do bem realizado, geraram orações e cânticos de louvor e gratidão a Deus”  relembra Irmã Elida Debastiani, conselheira do Setor de Formação.

Na partilha das Irmãs, a celebração do Jubileu foi uma oportunidade de reencontrar as colegas do noviciado, retomada da vida, de ação de graças e reavivar o sentido de ser Testemunha de Jesus Cristo a exemplo da Fundadora. A experiência de Deus mediada pela alegria, sintonia e integração das Jubilandas ficará na “memória do coração!”.

Ressonâncias do encontro:

O que cada uma leva do encontro realizado?:

– Experiência do “Ouvir e aprender” levar isto para a prática cotidiana para produzir fruto.

– Mais entusiasmo pela missão

-A Alegria de ser testemunha das maravilhas de Deus

– Ânimo e alegria por ser Irmã do Imaculado Coração de Maria

– Ação de graças pelo trabalho feito nos 50 anos de Vida religiosa

-Desejo de uma vida nova iniciada no Retiro

-Experiência profunda da misericórdia e do Amor de Deus

Por Tudo, Deus seja louvado!

Deixe seu comentário