ROMA: Irmã Roselei Bertoldo participa de conferência internacional sobre Tráfico Humano

 
 
 

Conferência internacional reúne 200 especialistas para colocar em prática as Orientações pastorais sobre o Tráfico de Pessoas, aprovadas pelo Papa Francisco. Ouça a entrevista com a Ir. Roselei Bertoldo.

Uma conferência altamente interativa e participativa para criar estratégias de combate ao tráfico humano: esta é a finalidade do encontro que tem início esta terça-feira, 09 de abril, na Fraterna Domus de Sacrofano, na periferia de Roma.

Foto: Alberto Ares

O evento é promovido pela Seção Migrantes e Refugiados para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, que convidou 200 especialistas de várias partes do mundo, inclusive do Brasil.

A participação do Brasil no evento conta com a presença da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria com a presença da Irmã Roselei Bertoldo, da Rede intercongregacional “Um Grito pela Vida”, a Dra. Márcia de Oliveira, da Universidade Federal de Manaus e integrante da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e o Fr. Xavier Plassat, da Comissão Pastoral da Terra.

Irmã Roselei Bertoldo, Irmã Gabriella Bottani (Rede Talitha Kum – Roma) e a Dra. Márcia de Oliveira

Orientações aprovadas pelo Papa

A conferência internacional é uma ocasião para discutir concretamente iniciativas para colocar em prática as Orientações pastorais sobre o Tráfico de Pessoas, elaboradas pela Seção e aprovadas pelo Papa Francisco.

O encontro tem também a finalidade de promover uma compreensão mais ampla e aprofundada do fenômeno e contribuir para coordenar ações para desarraigá-lo. Entre os temas em debate, a mercantilização de crianças, mulheres e adolescentes, as crises humanitárias e a discriminação das minorias étnicas, matrimônios forçados, servidão e comércio de órgãos.

Fundamental importância

Para a Irmã Roselei, trata-se de uma reunião de “fundamental importância”. A religiosa manifesta sua preocupação com as vítimas do tráfico nas regiões de fronteira na Amazônia brasileira e fala do trabalho de prevenção na região. Ouça:

A conferência prossegue até a quinta-feira, dia 11, quando os participantes serão recebidos em audiência, no Vaticano, pelo Papa Francisco.

Informações de Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano
Fotos: Irmã Roselei Bertoldo, Alberto Ares, Scalabrini Press, Seção Migrantes e Refugiados

Deixe seu comentário