Saúde ICM realiza encontro com Cuidadoras e Saúde Comunitária

 
 
 

O encontro de Cuidadoras e Saúde Comunitária, realizado no Instituto Coração de Maria, Riachuelo, 508, Porto Alegre, RS, nos dias 20 e 21 de junho e 2011  marcou positivamente as 55 Irmãs que tiveram o privilégio de participar. 

Foi enriquecedor por ser em nível de Congregação, bom intercambio, troca de saberes e a feliz escolha dos palestrantes:

• Professor José Maria Wiest  com o tema “ Plantas medicinais e sua propriedades e utilização para o sistema digestivo e circulatório.  Professora Simone Weschenfelder orientando sobre a preparação e o uso do Kefir de leite.
• Os médicos: Dr. André Maister Dei Ricardi e Dr. Paulo Moreno – Abordaram sobre Sistema Cardiovascular – anatomia, fisiologia e arteriosclerose.
• Nutricionista Paula Teresinha Specht – Alimento saudável e proposta de cardápio para refeições.

Os conteúdos escolhidos pela equipe de coordenação e apresentados pelos palestrantes vieram ao encontro das expectativa das participantes, com a abordagem dos seguintes temas: 

  • O aprofundamento e a importância do valor das plantas, no uso dos chás.
  • O conhecimento e a importância do Kefir do leite em nossa saúde, apresentado pela doutoranda Simone, autora do livro “ Saberes e fazeres sobre o Kefir como alimento lácteo probiótico. Percebemos o quanto é benéfica a ação do Kefir na alimentação. 
  • Conhecimento fisiológico e funcional do Sistema Cardiovascular e cuidados preventivos, sobre sintomas e sinais de alerta.  Havendo sinais de alerta  buscar atendimento médico. 
  • Alimentação e  nutrição;  cardápios saudáveis com enfoque de espiritualidade.

Aspectos relevantes destacados pelas Irmãs na avaliação:
O enfoque na espiritualidade de Bárbara Maix.
Os 10 passos para uma alimentação saudável,
Sugestão de cardápio de alimentação diária para uma melhor qualidade de vida.,
A Dieta de Jesus,
As três Alegrias fundamentais de uma vida Saudável –Alegria de viver, de servir e de amar.

O destaque de plantas com comprovação científica para em benefício do sistema respiratório e digestivo, para prevenir e também curar,  proporcionando uma vida mais saudável e feliz.

Os médicos cardiologistas nos alertaram sobre a diferença entre uma dor torácica e uma dor cardíaca  e incentivaram a prática de exercícios, alimentação saudável,  e evitar  stress  e cuidados especiais para pessoas de riscos… como diabéticos, hipertensos, obesos, idosos e pessoas com história familiar de cardiopatia.

Em todas as palestras as Irmãs interagiram, tirando dúvidas e/ou contribuindo com reflexões.

Além da palestras brilhantes foram destacados, na avaliação,  outros momentos significativos, como: Celebrações, recreação, partilha de alimentação natural e receitas  de saudáveis, acolhida maravilhosa por parte das Irmãs da casa.
Palestras com enfoque de profunda espiritualidade. Local adequado com fácil acesso.

“Por tudo demos graças a Deus” B.M.

Elaborado elas Irmãs: Ignes Dalmolin, Lia Lauxen, Regina Sidegun e Terezinha Eliza Liberalesso

Deixe seu comentário