Setor Saúde da Província Maria Mãe de Deus promoveu encontro para debater o cuidado com os idosos

 
 
 

Após uma vida de trabalho e doação, os cuidados com o corpo e a alma daqueles/as que vivem a ‘melhor idade’ devem ser aprimorados constantemente. Pensando nisso, o Setor Saúde da Província Maria Mãe de Deus, numa atitude de valorização ao trabalho/missão realizado junto aos idosos/as, promoveu o Encontro das Cuidadoras de Idosos na Casa de Retiros, em Caxias do Sul/RS.

A vice-provincial e conselheira do Setor Saúde, Irmã Ignes Dalmolin, juntamente com a Equipe Ampliada das Cuidadoras das Comunidades ICM, oportunizou o encontro com o objetivo de oportunizar estudos, troca de ideias, aprofundamentos específicos para este trabalho e a elaboração de um Manual com orientações gerais para as Obras e funcionários/os.

P4160613
Durante o evento, destacou-se o Perfil da Cuidadora do Idoso, a espiritualidade, a alimentação, o lazer, a cultura, aspectos típicos das pessoas idosas como Tendência Egocêntrica e individualista da Cultura Moderna, entre outros assuntos. Esse estudo visou uma melhor acolhida aos idosos/as atendidos pela Congregação. Compreensão e amor são elementos adicionais que auxiliam na prestação de um carinhoso serviço.

O encontro contou ainda com a palestra do Médico Cardiologista e Nutrólogo, Lair Oliveira. Ele abordou o tema “ENVELHECER SEM FICAR VELHO”. Eis algumas ideias abordadas pelo palestrante: ele acredita que a maioria das doenças sejam causadas pelo distúrbio tireoidiano; muitos medicamentos quando não curam, ajudam matar; Adoecemos porque ingerimos coisas que não deveríamos ou deixamos de ingerir o que deveríamos; atenção aos altíssimos níveis de stress.

Este encontro foi avaliado como positivo e proveitoso.

SAIBA MAIS:

Província Maria Mãe de Deus
Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina
Argentina, Angola, Paraguai e Moçambique

Deixe seu comentário