Solenidade de formatura celebra conclusão do Programa de Formação de Gestores da Rede ICM

 
 
 

Porto Alegre/RS – A Conclusão do Programa de Formação de Gestores da Rede ICM foi celebrada com missa e solenidade de formatura na noite da quinta-feira, 04 de maio. Realizada no Colégio Mãe de Deus, as solenidades foram momentos fortes para reafirmar a unidade em torno da missão da Rede das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

A Missa de formatura foi celebrada por Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial da educação na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, regional Rio Grande do Sul.

Dom Leomar incentivou a olhar o mundo com otimismo e a reconhecer que há uma emergência educativa no ar, ações imprescindíveis para a missão dos gestores: “A educação não consegue mais transmitir valores que deem sentido a vida. A sociedade está clamando por sentido, por valores. Nossa missão é trabalhar por um mundo onde as pessoas não sejam estranhas umas às outras. O Papa Francisco nos lembra a necessidade de proximidade, diálogo e encontro de pessoas. O que precisamos mesmo é de uma educação que nos humanize e humanize quem está conosco. Uma humanização integral” e questionou: “como ajudar uma sociedade carente de valores a encontrar o sentido da vida e a construção da ética” disse.

Já na solenidade de formatura, a mesa de honra foi composta pela diretoria da Rede: a presidente, Irmã Marlise Hendges, a coordenadora de educação, Irmã Elenar Luisa Berghahn, a coordenadora de Assistência Social, Irmã Maria Bernadete Macarini e Dom Leomar Brustolin.

Na mensagem aos formandos Irmã Marlise Hendges, afirmou: “Este momento reveste-se de um significado muito profundo para a Rede ICM de Educação e de Assistência Social, e representa uma conquista para cada um de vocês. Estamos vivenciando a concretização de um sonho. É significativo o fato de estarmos concluindo o curso do primeiro grupo de formandos do programa de Desenvolvimento de Gestores no ano do Bicentenário do nascimento da Bem-Aventurada Bárbara Maix. Poderíamos dizer que é um presente que damos a ela no aniversário dos 200 anos”.

Irmã Marlise destacou ainda as virtudes vividas por Bárbara Maix e as associou ao perfil necessário de um gestor dos tempos atuais. [Clique aqui e veja a íntegra do discurso da Irmã Marlise Hendges]

O programa de Formação de Gestores da Rede ICM de Educação e Assistência Social teve a duração de um ano. Nos módulos realizados, os participantes conheceram mais sobre a grande gestora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix, processos de administração, financeiro, controle, gestão de pessoas, comunicação e marketing entre outros temas importantes do mundo corporativo. O objetivo alcançado foi o de desenvolver e aprimorar as competências dos gestores da Rede, provocando maior identificação e comprometimento com os princípios congregacionais.

Deixe seu comentário