Solenidade marca o repasse definitivo do Hospital Dom João Becker à Santa Casa de Misericórdia

 
 
 
Por: Magnus Regis
comunicacao@icm-sec.org.br

 

A solenidade de assinatura da Escritura Pública de Doação Onerosa marcou a incorporação definitiva do Hospital Dom João Becker (HDJB), de Gravataí, ao patrimônio da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O hospital, antes administrado pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (Sociedade Educação e Caridade), foi repassado em julho de 2018.

A assinatura foi realizada nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, durante reunião da diretoria da Santa Casa. Assinaram o documento a Diretora Geral da Congregação, Irmã Marlise Hendges, e o Provedor da Santa Casa, Dr. Alfredo Guilherme Englert.

Irmã Marlise destacou que o repasse do Hospital Dom João Becker à Santa Casa foi uma ação de ‘irmandade recíproca’:

“Agradecemos profundamente à Santa Casa por ter acolhido a nossa proposta. Foi uma irmandade recíproca. Peço que Deus continue abençoando o Hospital Dom João Becker, na certeza de que o povo de Gravataí continuará sendo bem atendido. O bem ali realizado é incomensurável. Bárbara Maix, nossa fundadora, disse que a Congregação é obra de Deus. Podemos dizer que o Hospital Dom João Becker e a Santa Casa também são obras de Deus” disse.

O provedor Alfredo Guilherme Englert lembrou que a primeira preocupação foi prover atendimento do povo de Gravataí sem que houvesse uma descontinuidade, o que, segundo ele, garantiu atendimento humano e de qualidade.

Ainda na solenidade, o Diretor Geral e de Relações Institucionais, Julio Flávio Dornelles de Mato, afirmou que a Santa Casa projeta a ampliação do Hospital Dom João Becker com a construção de um novo prédio. O novo espaço receberá o nome da Bem-Aventurada Bárbara Maix.

Hospital foi repassado em julho de 2018

A missão ICM no Hospital Dom João Becker durou 60 anos. No último dia à frente do HDJB, 31 de julho de 2018, a Congregação promoveu um ato solene onde as chaves do hospital foram entregues pela Irmã Marlise Hendges, ao Dr. Alfredo Guilherme. O evento, realizado no auditório do Colégio Dom Feliciano, em Gravataí, reuniu Irmãs ICM, componentes e colaboradores da Santa Casa, Rede ICM, o prefeito de Gravataí, Marco Alba, o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, vereadores e a imprensa.

O HDJB foi o último hospital sob administração da Congregação e encerrou a atuação missionária e misericordiosa ICM, realizada ao longo de 80 anos, em 15 hospitais que foram repassados a outras instituições.

Agora, a Congregação reforça ainda mais a missão junto à Rede ICM de Educação e Assistência Social, Formação e Animação Missionária.

Deixe seu comentário